Investimentos
Medo de investir em ações: como a personalidade pode afetar suas decisões financeiras
Estudo revela traço de personalidade de pessoas que temem investir em ações.
O investimento em ações é uma estratégia popular para aqueles que buscam aumentar sua riqueza a longo prazo. No entanto, muitas pessoas têm medo de investir em ações, e isso pode ser atribuído a diferentes fatores, como a falta de conhecimento sobre o mercado financeiro, o risco de perder dinheiro e a incerteza do retorno do investimento.
Além disso, um traço de personalidade específico pode desempenhar um papel importante em explicar por que algumas pessoas têm medo de investir em ações. Continue a leitura e descubra quais os traços de pessoas que tendem a temer investir em ações.
Em um trabalho de pesquisa publicado pelo National Bureau of Economic Research, os estudiosos revelaram os cinco principais perfis de personalidade têm uma grande influência quando o assunto é investimento. O destaque é para o sentimento de medo do risco.
De acordo com os pesquisadores,
“Alto neuroticismo está associado a crenças pessimistas sobre os retornos futuros do mercado de ações e riscos extremos, enquanto baixa abertura está associada a uma grande aversão ao risco.”
“Investidores com alto nível de neuroticismo são mais pessimistas em relação aos retornos médios futuros do mercado de ações e atribuem uma maior probabilidade a uma queda“, observaram os pesquisadores. “Eles também são mais pessimistas em relação ao crescimento econômico futuro e esperam uma inflação mais alta.”
Algumas pessoas podem ter medo de investir em ações devido à falta de confiança em si mesmas ou em suas habilidades de tomada de decisão financeira. Elas podem temer cometer erros ao escolher as ações erradas ou ao tomar decisões de investimento precipitadas.
Um consultor financeiro pode ser um recurso valioso para aqueles que desejam investir em ações, mas temem o risco. Esse profissional tem experiência e conhecimento em investimentos e pode ajudar a orientar as pessoas nas tomadas de decisão.
Além disso, ele pode ajudar a pessoa a entender os riscos e as oportunidades do mercado financeiro. Eles podem oferecer conselhos sobre quais ações comprar e quando, com base em fatores como a análise técnica, análise fundamentalista e eventos do mercado.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025