Conecte-se conosco

Saúde

Elas salvam vidas! Estas músicas são ideais para reverter uma parada cardiorrespiratória

Canções com certas características são consideradas ideais para ajudar em salvamentos de emergência. Lista vai de Taylor Swift a Baby Shark.

Publicado

em

Relatório de música gravada da IFPI mostra crescimento em 2021

Algumas canções possuem características especiais que ajudam no processo de reversão de paradas cardiorrespiratórias e salvamentos de emergência. Pode parecer fantasia, mas existe um aspecto técnico nisso.

Além das letras motivacionais e que estimulam a sobrevivência, elas têm, ainda, cerca de 100 batidas por minuto (BPM), o que, de acordo com profissionais de saúde, é o ideal para fazer Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

Poucos sabem, mas essa músicas são utilizadas, até mesmo, em treinamentos de primeiros socorros. Em entrevista recente ao jornal The Sun, o chefe de treinamento da St. John’s Ambulance, em Londres, revelou que a classe médica, de fato, costuma buscar auxílio musical.

De Taylor Swift a Baby Shark

Uma das músicas que é utilizada com mais frequência é “Stayin Alive”, do grupo Bee Gees. Além do nome de significado sugestivo (“Sobrevivendo”), o refrão é fácil e as batidas estão dentro do que é considerado ideal.

A lista, no entanto, não para por aí. Ela é bem variada e vai de Taylor Swift a Baby Shark. Essa informação sobre a cantora norte-americana, inclusive, viralizou no TikTok, recentemente.

A descoberta de que músicas da loira multipremiada são capazes de ajudar a salvar vidas chamou a atenção dos fãs. Entre as canções citadas, estão “Fearless (Taylor’s Version)”, “I Think He Knows”, “22” e “Clean”. Todas essas têm cerca de 100 BPMs.

Lista de músicas

Outras canções que costumam ser utilizadas em treinamentos de primeiros socorros são as seguintes:

  • Dancing Queen – ABBA
  • Girls Just Wanna Have Fun – Cindy Lauper
  • MMMBop – Hanson
  • I Will Survive – Gloria Gaynor
  • A música do Baby Shark

Além de incentivar o paciente, elas ajudam também os profissionais de saúde a manterem o controle sobre a situação. Vale lembrar, no entanto, por mais óbvio que pareça, que não basta colocar a música para se salvar. O auxílio médico é essencial.

No Brasil, o primeiro passo em caso de situação de emergência é sempre acionar o socorro. O número de telefone 192 é o que dá acesso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Só os socorristas poderão te orientar corretamente.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS