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Duelo de gigantes: 3 golpes de mestre do Burger King sobre o McDonald’s!
Todo mundo sabe que rola uma grande rivalidade entre o Burger King e o McDonald’s. Mas você sabia que isso foi tudo feito por meio de campanhas?
Quando falamos de grandes marcas existentes no mercado, não é impossível não lembrar de alguma rivalidade? Quando você pensa nisso, quais nomes aparecem na sua cabeça? É bem provável que Nike x Adidas e Pepsi x Coca-Cola, por exemplo, surjam, até porque a gente sabe que rola umas faíscas entre eles.
Entretanto, quando se trata de fast food, uma rivalidade icônica não poderia ser esquecida: Burger King e McDonald’s, juntamente com suas respectivas campanhas. Até mesmo na roda de conversa entre amigos e conhecidos, esse é um debate, às vezes, bem acalorado.
Há pouco tempo, o Burger King lançou uma campanha provocando a mascote do concorrente, Ronald McDonald. No comercial, apenas partes de sua vestimenta são mostradas, quando sobe a revelação é feita: o filho de Ronaldo Fenômeno é quem está sentado ali.
A brincadeira foi feita justamente pelo rapaz ter o mesmo nome do mascote do Mc Donald’s. Então, chegou a hora de conhecer algumas das batalhas mais divertidas entre as marcas através de suas campanhas. Está preparado para escolher o seu lado?
‘Burn that AD’
Essa campanha aconteceu aqui no Brasil, onde os clientes do Burger King tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência de realidade aumentada. Mas, o mais engraçado era que, por meio do aplicativo da própria marca, eles puderam “queimar” virtualmente um anúncio do McDonald’s.
Devido ao fato de o McDonald’s investir mais em mídia no Brasil do que o Burger King, era mais fácil encontrar os anúncios da concorrente e, assim, “queimá-los”. Através de um banco de dados dinâmico conectado ao aplicativo, os anúncios reconhecidos incluíam outdoors, cartazes, banners, anúncios digitais e outros formatos.
Moldy Whopper
Ainda como uma forma de detonar o McDonald’s, o Burger King criou uma campanha em que mostrava um Whopper completamente mofado. Mas, espera aí? Se é pra elogiar, por que eles fizeram isso?
A campanha foi lançada em colaboração com agências de publicidade no ano de 2020, com o objetivo de destacar o compromisso do Burger King em oferecer hambúrgueres livres de conservantes artificiais.
Isso foi evidenciado por meio de fotos e vídeos que retratavam o Whopper deteriorando e mofando rapidamente. Além disso, muita gente viu isso como um grande shade para o McDonald’s, como uma forma do Burger King alfinetar a rede de fast foods por conta dos conservantes.
Whopper Detour
Para finalizar, o Burger King foi muito À frente do tempo e causou demais em uma campanha. Ela consistia na venda de Whoppers da rede pelo aplicativo da empresa, pelo preço simbólico de um centavo. Porém, com uma única condição: o pedido precisava ser feito a poucos metros de um McDonald’s.
Claro que o negócio deu muito certo, não é mesmo? Como resultado, a campanha foi um tremendo sucesso e impulsionou o número de downloads do aplicativo da empresa. Além disso, muita gente conseguiu um lanche por apenas 1 centavo e garantiu um shade para a empresa rival.
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