Conecte-se conosco

Empresas

Mais valiosa! Starbucks desbanca gigantes do fast food em ranking mundial

Consultoria avaliou o valor de marca dos restaurantes mais famosos do mundo. Rede de cafeterias aparece à frente de McDonald’s e Burger King

Publicado

em

A Starbucks foi eleita a marca de restaurante mais cara do mundo, em 2023, conforme o ranking anual Brand Finance Restaurant.

A multinacional de cafeterias já ocupa essa posição há sete anos consecutivos e aumenta a diferença em relação às demais concorrentes, que são grandes empresas do setor de fast food.

Em segundo lugar, aparece o McDonald’s, seguido de KFC, Domino’s Pizza e Subway, respectivamente. Enquanto a Starbucks viu seu valor de marca aumentar 17%, entre 2022 e 2023, o McDonald’s perdeu 7%.

Valores

A cafeteria foi avaliada em US$ 53,4 bilhões (algo em torno de R$ 280 bilhões). Já a maioral do mercado de sanduíches, conhecida mundialmente, ficou em US$ 36,9 bilhões (R$ 193 bilhões, aproximadamente).

A Starbucks gerou uma demanda acelerada por seus produtos ao longo de 2022, após um retorno contínuo à normalidade, à medida que as restrições relacionadas à pandemia diminuíram globalmente”, pontua o texto do relatório da Brand Finance.

Entre 2020 e 2023, por exemplo, considerando-se uma avaliação anterior à pandemia da Covid-19, o valor da marca da Starbucks aumentou 30%.

Plano de reinvenção

A valorização registrada neste ano é vista pela consultoria como um resultado do plano de reinvenção da marca lançado em 2022, mas visando metas até 2025.

Alguns dos tópicos abordados pelo plano são: melhoria do bem-estar dos funcionários, criação de portfólio, novas lojas e o avanço nas metas de sustentabilidade.

Basicamente, os executivos da Starbucks miram no aumento do crescimento, a longo prazo, expandindo progressivamente as margens operacionais.

Foco na sustentabilidade

A multinacional dos cafés não obteve o primeiro lugar somente no valor da marca, entre os restaurantes, mas também no valor de Percepção de Sustentabilidade.

Esse tópico foi abordado separadamente na análise geral feita pela Brand Finance. O valor obtido pela Starbucks, nesse quesito, foi de US$ 3,1 bilhões (R$ 16,2 bilhões).

Corresponder aos padrões de sustentabilidade é visto, hoje, como algo crucial para garantir o sucesso futuro das marcas de restaurante. Os consumidores estão cada vez mais atentos à origem e procedência dos alimentos.

McDonald’s

Há sete anos em segundo lugar no ranking, o McDonald’s enfrenta um processo de desvalorização contínuo. A consultoria avalia que isso se deve a problemas na cadeia de abastecimento e aumento generalizado dos preços.

Devido às dificuldades macroeconômicas, o McDonald’s elevou seus preços em vários itens do menu popular nos últimos doze meses. Para uma marca de restaurante cuja identidade se baseia em produtos de baixo preço, esta decisão não foi bem recebida entre os consumidores”, aponta o relatório.

Para tentar reverter essa situação, a empresa anunciou um plano, chamado “Acelerando os Arcos”, que foca no atendimento digital, entrega e ofertas via drive-thru.

Tal medida encontra justificativas na realidade, pois as vendas digitais já representam mais de um terço do faturamento do McDonald’s e são, portanto, essenciais para a sobrevivência da franquia.

Ranking anual

1. Starbucks
Valor: US$ 53,43 bilhões
Comparação com 2022: +17%

2. McDonald’s
Valor: US$ 36,86 bilhões
Comparação com 2022: –7%

3. KFC
Valor: US$ 17,66 bilhões
Comparação com 2022: 0%

4. Domino’s Pizza
Valor: US$ 7,35 bilhões
Comparação com 2022: +1%

5. Subway
Valor: US$ 7,05 bilhões
Comparação com 2022: 0%

6. Taco Bell
Valor: US$ 7,05 bilhões
Comparação com 2022: +11%

7. Tim Hortons
Valor: US$ 6,09 bilhões
Comparação com 2022: +38%

8. Wendy’s
Valor: US$ 6,06 bilhões
Comparação com 2022: +27%

9. Burger King
Valor: US$ 5,99 bilhões
Comparação com 2022: +39%

10. Pizza Hut
Valor: US$ 5,88 bilhões
Comparação com 2022: 0%

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS