Finanças
Cuidado! Tem golpe novo circulando na praça, saiba como se prevenir
Golpistas usam e abusam da tecnologia para enganar motoristas que desejam pagar o IPVA. Portanto, é preciso ficar sempre atento!
Se você faz parte do grupo de milhões de cidadãos brasileiros que pagam IPVA (Imposto de Propriedade Veicular) todos os anos, precisa ficar atento para um novo golpe que está circulando por aí.
Segundo informações divulgadas da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), o Brasil conta atualmente com mais de 74 milhões de condutores devidamente habilitados. Porém, nem todos eles são obrigados a realizar o pagamento do referido imposto.
Somente em torno de 4 milhões de proprietários são taxados pelo IPVA, e é exatamente esse grupo que tem sido alvo da ação dos golpistas. Portanto, é preciso permanecer atento!
Nem todo mundo paga IPVA
Para quem não sabe muito sobre tributos, aqui vai uma dica importante: sempre verifique o que é cada imposto que você paga e para qual setor ele se destina. No caso do IPVA, ele se refere à cobrança sobre propriedade de veículo automotor.
Como informado anteriormente, não são todos os motoristas que possuem a obrigação de pagar. A taxação só é obrigatória para quem possui um carro registrado em seu nome. Além disso, a quitação do débito é feita apenas uma vez ao ano.
Dessa forma, possuir um veículo automotor não quer dizer que você está necessariamente sujeito a taxação. Se o automóvel já conta com mais de 20 anos de fabricação, o imposto não recai mais sobre ele. Também existem outras possibilidades de isenção, como veículos com finalidades religiosas, filantrópicas ou de saúde.
Qual é esse novo golpe e como se proteger?
O IPVA normalmente não costuma ser barato, por isso, o contribuinte deve tomar cuidado onde realiza seus pagamentos para não acabar sendo lesado.
Infelizmente, bandidos estão criando páginas de pagamentos falsas na internet e pegando muitos cidadãos desavisados de surpresa. Essas pessoas acabam quitando seus débitos ali, e o dinheiro vai todo para os golpistas.
Portanto, para evitar esse tipo de situação, a SENATRAN aconselha que o cidadão evite fazer buscas no Google com a palavra “IPVA 2023”, já que isso pode redirecioná-lo a algum site fraudulento.
É muito mais seguro entrar direto na página do órgão federal responsável, como o Detran, e pagar as suas pendências por lá. Assim você pode dormir mais tranquilo sabendo que seu dinheiro foi para o lugar certo!
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp