Conecte-se conosco

Saúde

Tosse interminável: quais são as causas e como tratar esse problema

Publicado

em

Você já teve uma tosse que simplesmente não ia mais embora, durando mais de três semanas? Se a resposta for sim, você pode ter sofrido com uma tosse subaguda ou crônica. Esses tipos de tosse diferem da tosse aguda, causada por infecções respiratórias comuns e costuma se resolver em até duas semanas.

A tosse subaguda é aquela que dura entre três e oito semanas, enquanto a tosse crônica persiste além desse período. Essas tosses podem ter várias causas, como alergias, asma, refluxo gastroesofágico, bronquite, sinusite, tabagismo, uso de medicamentos ou até mesmo câncer de pulmão.

Esses dois tipos de tosse podem afetar a qualidade de vida das pessoas, causando desconforto, irritação na garganta, falta de ar, insônia, dor no peito e até vômitos. Por isso, é fundamental procurar um médico para investigar a origem da tosse e dar início ao tratamento adequado.

Os tratamentos para tosse subaguda e crônica dependem da casa. Podem envolver o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como anti-histamínicos, broncodilatadores, antibióticos, anti-inflamatórios ou descongestionantes. Também pode ser necessário fazer inalações, fisioterapia respiratória ou cirurgia, a depender do caso.

Além disso, é fundamental evitar os fatores que podem desencadear ou piorar a tosse, como fumaça, poeira, ar condicionado, perfume ou alimentos ácidos. Manter uma boa hidratação, consumir mel e própolis e fazer gargarejos com água morna e sal também podem ajudar a aliviar a irritação na garganta.

A tosse atua como um mecanismo de defesa do pulmão. Quando está associada a infecções nas vias respiratórias e doenças, normalmente ela acontece pelo acúmulo de muco e irritação dos cílios que cobrem o revestimento bronquial interno.    

Se você está sofrendo com uma tosse que não passa há mais de três semanas, não ignore esse importante sinal. Procure um médico e faça todos os exames e procedimentos necessários para descobrir a causa e tratar esse problema de saúde. Assim, você poderá respirar melhor, ter mais saúde e bem-estar em seu dia a dia.

Publicidade

MAIS ACESSADAS