Saúde
Arroz de ontem: Descubra por que requentar pode não ser a melhor opção
Muitas pessoas enfrentam uma rotina agitada, o que torna desafiador consumir alimentos frescos diariamente. Como resultado, muitos optam por cozinhar grandes porções de comida para aquecê-las posteriormente, quando for a hora de comer. No entanto, surge a dúvida: Essa prática é mesmo a melhor opção?
Segundo a nutricionista e professora de nutrição da PUC-PR, Gisele Pontaroli Raymundo, o principal problema reside na maneira como o alimento foi armazenado antes de ser requentado. Isso quer dizer que tudo dependerá da forma como os alimentos são preparados e condicionados.
Se armazenados do jeito errado, tornam-se propensos à proliferação de micro-organismos que causam intoxicação alimentar. Os sintomas mais comuns são: vômitos, gases, diarreia e, o pior: morte.
Tome cuidado ao requentar esses alimentos
Arroz
O arroz é um alimento bastante comum nas refeições dos brasileiros. No entanto, quando o grão não é completamente cozido, o risco de contaminação pela bactéria Bacillus Cereus aumenta. Essa bactéria pode causar sintomas de diarreia, febre, vômito e outros problemas para a saúde.
Carnes e frutos do mar
Esses tipos de alimentos são muito vulneráveis à contaminação bacteriana e, por isso, é recomendável consumi-los logo mesmo após o preparo e não reaquecer por vários dias seguidos.
Alimentos ricos em proteínas
Alimentos como esses, devido à sua composição rica em proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além de possuírem alta umidade, são mais suscetíveis à deterioração. Por isso, permaneça atento aos riscos.
Espinafre e beterraba
Esses alimentos contêm níveis elevados de nitrato, que, quando reaquecidos várias vezes, se transformam em nitritos. Um dos maiores perigos em relação a esse componente é o risco de câncer ao longo dos anos.
A nutricionista afirma: “de forma geral, os alimentos não podem ficar sem refrigeração adequada. Outro ponto é a diminuição do valor nutricional, que se perde quando o alimento é aquecido por muitas vezes.”
Sendo assim, segundo especialistas, as pessoas devem evitar requentar alimentos que não foram totalmente cozidos, pois, se não fizer isso, a saúde do indivíduo estará em risco.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia22 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR