Saúde
Alimentos ultraprocessados: eles estão em todo lugar, mas você sabe identificá-los?
Você sabe o que são alimentos ultraprocessados? Eles são aqueles que passam por várias etapas de industrialização e recebem aditivos químicos, como corantes, aromatizantes, conservantes, realçadores de sabor, entre outros.
Esses aditivos visam aumentar a durabilidade, a palatabilidade e a aparência dos produtos, mas podem ser prejudiciais. Para identificar se um alimento passou por esse tipo de composição, normalmente, basta olhar o rótulo e verificar a lista de ingredientes.
Quanto mais coisas que você não costuma usar na cozinha, é provável que se trate de um alimento ultraprocessado. Mas isso não significa que todo alimento industrializado é ultraprocessado.
Desta forma, é importante conhecer todas as classificações para saber o que é realmente saudável e recomendado para tirar das prateleiras do supermercado e colocar na mesa da sua casa.
Classificação de alimentos
Não processados ou minimamente processados
São aqueles obtidos diretamente da natureza ou que passam por processos simples, como limpeza, secagem, moagem, congelamento, pasteurização e afins. São exemplos: verduras, frutas, leite, carnes, grãos e ovos.
Ingredientes culinários processados
São itens criados por meio de algumas técnicas, como pressão, centrifugação e afins, normalmente utilizados para temperar ou preparar outros pratos. Alguns exemplos são: manteiga, açúcar, sal e óleos vegetais.
Alimentos processados
São aqueles resultantes da adição de ingredientes culinários processados aos alimentos não processados ou minimamente processados. São exemplos: queijos, carnes curadas, vegetais enlatados e afins.
Alimentos ultraprocessados
São aqueles que contêm pouco ou nenhum alimento não processado ou minimamente processado e são formulados principalmente por substâncias derivadas de outros alimentos ou sintetizadas em laboratório, além de serem, normalmente, calóricos. Alguns exemplos são: refrigerantes, salgadinhos de pacote, nuggets e sorvetes.
Então, o que comer?
A recomendação dos especialistas é que a maioria de nossa alimentação seja composta por alimentos não processados ou minimamente processados, além de ingredientes culinários processados.
Já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação, enquanto os ultraprocessados devem ser evitados ao máximo.

-
Carreira2 dias atrás
Salários surpreendentes! Profissões que ganham mais de R$ 10 mil e quase ninguém imagina
-
Carreira23 horas atrás
Melhor empresa para se trabalhar no Brasil é revelada; veja ranking completo
-
Tecnologia1 dia atrás
Google alerta usuários do Gmail sobre sofisticado golpe de phishing; saiba mais
-
Bancos1 dia atrás
Golpistas ‘trabalham’ duro no Dia das Mães: saiba como se proteger dos esquemas mais comuns
-
Agronegócio1 dia atrás
5 Plantas de sombra que vão deixar sua casa mais verde e sofisticada
-
Economia9 horas atrás
Valor que brasileiros gastam com apostas online vai te deixar chocado!
-
Bancos21 horas atrás
Nubank amplia Caixinha Turbo com rendimentos de até 120% do CDI
-
MEI1 dia atrás
MEI agora tem crédito facilitado com novo cartão do Banco do Brasil