Economia
PIX já conta com 63% de adesão, segundo pesquisa da Bain & Company
A pesquisa revelou que 49% dos entrevistados esperam usar o sistema em compras online.
O PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), vai ser inaugurado oficialmente no dia 16 de novembro. No entanto, a solução já está se popularizando. Uma pesquisa realizada pela Bain & Company e divulgada pela Exame, revelou que aproximadamente 63% dos brasileiros estão interessados em utilizar o serviço ou já cadastraram alguma chave.
De acordo com dados da BC, até o momento já foram cadastradas mais de 33 milhões de chaves em bancos, fintechs e outras instituições que realizam pagamentos. Cada pessoa pode fazer o cadastro de até cinco chaves no PIX.
Porém, a pesquisa também mostrou que essas instituições financeiras vão precisar educar sua base de clientes. Somente 24% dos usuários conhecem e entendem como o sistema vai funcionar, enquanto 38% afirmaram já ter ouvido falar, mas não sabem com profundidade do assunto.
Nesse sentido, a maior barreira parece ser a digitalização. Afinal, a porcentagem de pessoas que não usam canais digitais como meio principal para as operações e, portanto, desconhecem o PIX é de 57%. “Há o desafio de convencer essa fatia da população. Por mais que as pessoas tenham intenção de se cadastrar, não significa que usarão a plataforma no dia a dia”, afirma Antonio Cerqueiro, sócio da Bain & Company.
Como o PIX vai ser usado
No estudo, 70% das pessoas afirmaram que vão usar o sistema para pagamento de boletos e contas, bem como realizar transferências para amigos e parentes. Por outro lado, 49% dos entrevistados revelaram interesse em utilizar o PIX para fazer compras online, enquanto 43% dos respondentes usariam para fazer transações em estabelecimentos.
Entre as razões mais apontadas para usar o PIX estão:
- Rapidez (62%)
- Flexibilidade (57%)
- Facilidade (45%)
- Isenção das tarifas (41%)
- Inovação (39%)
Para o estudo, mais de 10 mil pessoas foram entrevistadas por meio de uma pesquisa online entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro. O levantamento foi realizado através do NPS Prism, ferramenta recém-lançada no Brasil para mensurar a percepção de clientes de bancos e varejo.

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