Saúde
Grão-de-bico: o aliado perfeito para uma vida mais saudável
O grão-de-bico é uma leguminosa que oferece diversos benefícios para a saúde e para a boa forma. Além de ser rico em proteínas, vegetais, fibras, vitaminas e minerais, esse incrível alimento também possui compostos antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres.
A seguir, vamos conhecer alguns dos principais benefícios do grão-de-bico e como incluí-lo na alimentação de forma saborosa e nutritiva. Confira!
Benefícios do grão-de-bico
Imagem: Jackmac34 / Pixabay
Ajuda a emagrecer
O grão-de-bico é um alimento que promove a saciedade, visto que possui fibras que retardam a digestão e a absorção dos carboidratos e das gorduras.
Além disso, as proteínas do grão-de-bico contribuem para o ganho de massa muscular, aumentando o gasto calórico do corpo. Assim, o consumo regular de grão-de-bico pode auxiliar no processo de emagrecimento saudável.
Protege o coração
Os benefícios do grão-de-bico para a saúde cardiovascular se devem principalmente às fibras e aos fitoesterois, que reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentam os níveis de colesterol bom (HDL) no sangue.
O grão-de-bico contém também ácido fólico, que previne a formação de homocisteína, um aminoácido associado ao aumento do risco de infarto e AVC.
Fortalece o sistema imunológico
O alimento é também uma fonte de zinco e vitamina E, dois nutrientes com ação antioxidante e anti-inflamatória, que fortalecem as células do sistema imunológico e auxiliam na prevenção e no combate a infecções, alergias e doenças autoimunes.
Melhora o humor
O grão-de-bico contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono e o apetite. O consumo adequado de triptofano pode melhorar o estado emocional e ajudar a prevenir a depressão.
Regula o intestino
A leguminosa é rica em fibras solúveis e amido resistente, dois tipos de carboidratos que não são digeridos pelo organismo e que servem como alimento para as bactérias benéficas do intestino.
Esses carboidratos ajudam a manter a flora intestinal equilibrada e a prevenir problemas como prisão de ventre, diarreia, inflamação e câncer no cólon.
Previne anemias
Ele é também uma boa fonte de ferro e folato, dois nutrientes essenciais para a formação das células vermelhas do sangue.
A deficiência desses nutrientes pode causar anemia ferropriva e anemia megaloblástica, respectivamente. O consumo regular de grão-de-bico pode prevenir esses tipos de anemia e melhorar a oxigenação dos tecidos.
Como incluir o grão-de-bico na dieta?
Esse versátil alimento pode ser adicionado em diversos pratos. Um dos jeitos mais comuns de ingerir o grão-de-bico é misturando-o às saladas dos mais variados tipos.
Outras ideias de receitas com grão-de-bico são humus, hambúrguer da leguminosa, sopas e caldos, purê, cremes, tortas, bolinhos e muito mais. Basta usar a imaginação na cozinha e aproveitar os benefícios do grão!

-
Tecnologia23 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Investimentos1 dia atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Finanças1 dia atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe