Saúde
Adeus, antigos hábitos! OMS atualiza regras de consumo de carboidratos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas diretrizes sobre o consumo de carboidratos. Descubra como adotar escolhas saudáveis para uma dieta balanceada.
Quando o assunto é nutrição e saúde, os carboidratos sempre foram um dos pontos principais nas discussões. Com o objetivo de oferecer orientações atualizadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas recomendações sobre o consumo desses e de outros nutrientes essenciais.
Essas diretrizes do órgão máximo de saúde global visam oferecer uma abordagem equilibrada e capaz de promover uma alimentação saudável enquanto melhora a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo.
Novas diretrizes da OMS
Essa alteração recente nas diretrizes de consumo de carboidratos e gorduras são baseadas nas últimas provas científicas e têm como objetivo diminuir o risco do ganho de peso e, consequente, do aparecimento de doenças associadas à obesidade, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.
De acordo com as recomendações, tão importante quanto a quantidade é a qualidade dos alimentos consumidos em uma dieta equilibrada. Por exemplo, existem carboidratos de mais qualidade, que trazem mais saúde para o nosso dia a dia.
Em relação ao consumo de gordura, o limite fica em 30% da ingestão diária de calorias, no máximo. Quando a idade for superior a 2 anos, as gorduras principais devem ser as insaturadas, encontradas em fontes vegetais como abacate, nozes e azeite.
As gorduras saturadas, por sua vez, que são aquelas mais presentes em alimentos de procedência animal, como lacticínios e carnes, devem ficar limitadas a 10% do total de gorduras consumidas na dieta. Por fim, as trans, presentes em industrializados, devem ficar abaixo de 1% do consumo de gorduras.
Essas gorduras mais prejudiciais, no caso as trans e as saturadas, podem ser substituídas pelas insaturadas ou até mesmo por carboidratos ricos em fibras, como frutas, grãos integrais e vegetais.
Já no tocante aos carboidratos, o texto ressalta a importância da qualidade do que é consumido, além de estabelecer alguns limites com base na faixa etária. Por exemplo, adultos devem consumir pelo menos 25 gramas de fibras e 400 gramas de frutas e vegetais, todos os dias.
É claro que essas são recomendações gerais, visando apenas à redução dos riscos de obesidade e às doenças que podem acompanhar. O melhor a se fazer, caso seja necessário, é consultar um profissional especializado e seguir as recomendações baseadas no seu próprio corpo, de maneira individual.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política16 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Mundo11 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem