Conecte-se conosco

Tecnologia

Meta planeja sua própria IA para rivalizar com ChatGPT

Mark Zuckerberg entra na ‘guerra das IAs’ e promete desenvolver um sistema que irá revolucionar a área.

Publicado

em

Meta

A Meta, empresa que atualmente cuida do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, recentemente revelou que seus engenheiros estão trabalhando em uma nova IA (Inteligência Artificial) que promete ser ainda mais poderosa que o modelo mais avançado do ChatGPT, produto criado pela OpenAI e que fez muito sucesso entre o público.

Assim, o empreendimento de Mark Zuckerberg prevê que a novidade estará finalizada ainda no ano seguinte (2024), trazendo um número maior de ferramentas e uma tecnologia muito superior ao sistema antecessor, chamado Llama 2, que foi lançado há dois meses.

Quais serão os usos para a novidade?

De acordo com alguns especialistas da própria companhia, a plataforma poderá ser usada para auxiliar outras empresas a produzir textos, realizar análises, além de fazer uma série de outras funções. Conforme Mark Zuckerberg já relatou antes, o desejo da Meta é acelerar o desenvolvimento das Inteligências Artificiais.

Desse modo, o CEO deseja que essa tecnologia seja capaz de reproduzir expressões cada vez mais humanas, eliminando os erros que existem nos modelos atuais. Então, a organização espera iniciar o treinamento da sua criação no começo de 2024, conforme alegam alguns especialistas no assunto.

Tal ação faria parte de um plano do gestor para colocar a empresa no setor, mesmo após eles terem começado atrás de outros nomes bastante conhecidos no mercado tecnológico. Porém, no momento os técnicos ainda estão ocupados com alguns preparativos para dar continuidade à árdua tarefa delegada pelo criador do Facebook.

Por hora, a Meta se empenha em terminar de construir os data centers exigidos para que o trabalho continue, além de adquirir mais H100S, ou seja, os chips mais avançados da Nvidia, que servirão principalmente para efetuar o treinamento da IA.

Consequentemente, o empreendimento planeja treinar o modelo em uma infraestrutura própria, de modo a evitar os olhares da concorrência ou potenciais vazamentos de dados. Enfim, espera-se que o sistema seja melhor que o GPT-4, a última versão disponibilizada pela OpenAI ainda em março deste ano (2023).

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS