Conecte-se conosco

Economia

Como sacar seu benefício agora que foi aprovado?

Confira o que fazer depois de ter seu benefício do INSS aprovado e qual é o passo a passo completo para receber os valores.

Publicado

em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos órgãos mais importantes do Brasil, já que ele garante a segurança e a dignidade de milhões de trabalhadores e suas famílias. Todos os anos, milhares de pessoas solicitam aposentadoria, pensão, salário-maternidade, auxílio-doença e outros benefícios ao instituto.

Mas como receber os pagamentos após ter o benefício concedido? Afinal, não são todos os brasileiros que solicitam o amparo que lhes é de direito acompanhados de advogados, de modo que muitos ficam confusos sobre como proceder após ter confirmado que receberá os valores.

Então, como receber os benefícios do INSS?

Inicialmente, quando o cidadão dá entrada na pensão, aposentadoria ou qualquer outro benefício garantido pelo órgão, é necessário informar a Agência da Previdência Social (APS) e microrregião de preferência do beneficiário.

Mas por que isso é necessário? Esse procedimento é essencial porque, uma vez que o benefício é concedido, o primeiro repasse será feito em uma agência bancária próxima da APS ou localizada dentro da microrregião escolhida pelo beneficiário.

Então, para retirar esse primeiro pagamento, é preciso que a pessoa se identifique na agência bancária e leve consigo seus documentos pessoais. O depósito, por sua vez, é feito em uma modalidade conhecida como cartão magnético, sem quaisquer tarifas bancárias, mas que só autoriza o recebimento do benefício em si.

Uma vez que o primeiro pagamento foi feito e devidamente retirado pelo beneficiário, ele tem a opção de seguir recebendo pelo mesmo cartão magnético, na mesma agência, ou trocar o local de pagamento. Além disso, é possível usar conta corrente já existente ou abrir uma para receber os repasses.

Como mudar o método de recebimento

Para receber os pagamentos em conta poupança ou conta corrente, o beneficiário pode ir até a agência bancária de sua preferência e solicitar o serviço. No entanto, é preciso ficar atento, pois, mesmo com os benefícios de correntistas comuns, podem ser cobradas taxas bancárias.

Agora, para alterar a agência bancária em que os pagamentos serão recebidos, é possível entrar em contato com o telefone 135, ou até mesmo pelo site, ou aplicativo, chamado Meu INSS, acessando a opção “alterar local e forma de pagamento”. Pronto, agora você sabe todos os passos para receber seu tão merecido benefício.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS