Tecnologia
Do "antigão" ao "novão": 5 truques para transformar seu Android
Sistema do Google possui uma série de recursos para personalizar a aparência do celular e dinamizar o uso no dia a dia.
O uso contínuo de um mesmo celular por muito tempo pode gerar certo desânimo em relação ao visual do sistema e das configurações. A notícia boa para os usuários que se sentem assim é que existem truques que podem reverter isso rapidamente, e mais: dar uma “cara de novo” para o seu Android, sem precisar trocar ou comprar outro.
Recursos do próprio dispositivo podem ajudar a fazer mudanças importantes e, com isso, mudar a tela, as cores, o formato dos ícones e até criar atalhos para determinados aplicativos. Ficou curioso para saber como tudo isso funciona? Confira abaixo 5 truques para personalizar a aparência do seu smartphone:
1) Mude o papel de parede
Essa mudança pode parecer óbvia, mas ela tem tudo para te surpreender. Isso, porque com os novos recursos, a partir do Android 12, a alternância de um simples papel de parede pode ir um pouco além.
Desde então, é possível usar a ferramenta “Material You”, por meio da qual o usuário consegue harmonizar a paleta de cores do celular com os tons da imagem que escolhida para a tela de fundo.
Com isso, uma simples mudança é capaz de proporcionar uma sensação completa e totalmente nova ao uso do aparelho.
2) Mude o tema
Outra possibilidade de mudança visual é a alteração do tema do celular. O Android possui diferentes opções que alteram de maneira automática algumas características do aparelho, como papel de parede, toques, cores e formato dos ícones.
Para isso, basta pressionar sobre a tela inicial e acessar, em seguida, “Personalização” e “Temas”. Feito isso, escolha a opção que mais te agrada, e pronto. Confirme a mudança.
3) Uma nova tela inicial
Existe, ainda, a possibilidade de alterar a tela inicial do dispositivo. Para isso, você pode usar recursos do próprio sistema, que tendem a variar conforme o modelo do aparelho.
Em geral, o usuário consegue escolher cores de destaque, fonte dos textos, layout do menu de apps, entre outros. Para experimentar, toque e pressione a tela inicial. Em seguida, selecione a opção “Configurações de tela inicial”.
Vale mencionar, nesse caso, que existem apps na Google Play Store que podem aprimorar ainda mais esse processo de personalização. Alguns deles, são: Nova Launcher e Niagara. Eles contam com opções inéditas de fontes, layouts e papéis de parede.
4) Altere os ícones
Outra opção de alternância envolve os ícones dos aplicativos. Aparelhos com sistema Android, geralmente, possuem opções de personalização que permite mudar o formato e o tamanho dos ícones.
Para acessar essa configuração, toque e pressione sobre a tela inicial. Em seguida, selecione a opção “Personalização” e, depois, “Forma do ícone”. Vale a pena experimentar e ver a diferença.
5) Use widgets
Deseja acelerar o uso de determinadas funções de um app específico? A solução para isso, talvez, seja o uso de widgets, que funcionam como atalhos. Você pode, por exemplo, usar um widget do Google Agenda para visualizar todos os compromisso do dia, diretamente, na tela inicial do seu celular.
Essas incorporações estão disponíveis, geralmente, para apps nativos do Android, ou seja, aqueles que já vem instalados no aparelho, como Google Fotos, Chrome e outros.
A opção pelo uso desse recurso pode otimizar o funcionamento do aparelho, o dia a dia do usuário, além, claro, de proporcionar um novo visual ao dispositivo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp