Conecte-se conosco

Economia

Superávit em transações correntes do Brasil é menor do que o previsto para setembro

Número divulgado ficou abaixo do superávit de 3,00 bilhões de dólares previsto por analistas consultados pela Reuters.

Publicado

em

O Brasil teve o sexto mês consecutivo de superávit em transações correntes em setembro, de 2,320 bilhões de dólares, rebaixando o déficit em 12 meses para 1,37% do Produto Interno Bruto (PIB), menor nível registrado desde abril de 2018.

O número divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central ficou abaixo do superávit de 3,00 bilhões de dólares previsto por analistas ouvidos pela Reuters, e próximo ao déficit de 2,727 bilhões de dólares contabilizado em igual mês de 2019.

O investimento estrangeiro direto no país (IDP) chegou a 1,6 bilhão de dólares  em setembro, montante bem aquém dos 6 bilhões de dólares registrados no mesmo mês de 2019 e também abaixo da projeção de 2,1 bilhões de dólares dos economistas que participaram da pesquisa.

A autoridade monetária esperava superávit em transações correntes de 1,2 bilhão de dólares para outubro, com IDP de 1,0 bilhão de dólares. No acumulado até o 20, o IDP era de 559 milhões de dólares positivos, segundo o BC.

O resultado do impacto da pandemia nas importações do Brasil, superior ao das exportações, foi a alta dos saldos comerciais nos últimos meses.

Também tem havido diminuição dos déficits nas contas de comercialização de serviços com o exterior e das remessas de lucros e dividendos por empresas estrangeiras atuando no país, sob o impacto da crise com o surto de Covid-19 na economia.

Com isso, saldo em transações correntes do país tem melhorado, com redução do déficit. Ao mesmo tempo,, os investimentos estrangeiros diretos no país (IDP) têm despencado. No acumulado em 12 meses, o fluxo do IDP chega a 3,31% do PIB, menor nível desde julho de 2018.

De janeiro a setembro, o déficit em transações correntes totalizou 6,476 bilhões de dólares, muito menos do que os 36,748 bilhões de dólares vistos em igual período de 2019. O IDP, por sua vez, chegou a 28,554 bilhões de dólares até setembro, contra 52,032 bilhões de dólares no ano passado.

O BC espera que o Brasil encerre 2020 com déficit em transações correntes de 10,2 bilhões de dólares e IDP de 50 bilhões de dólares.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS