Conecte-se conosco

Saúde

Jantar leve, café reforçado: a receita mágica do emagrecimento?

Confira qual é a melhor hora para ter uma refeição reforçada se você estiver em busca do emagrecimento, segundo um estudo recente.

Publicado

em

Provavelmente, você já deve ter ouvido que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, não é mesmo?

Mas será que comer no começo do dia tem o poder de influenciar a facilidade — ou dificuldade — que muitos de nós temos para perder aqueles quilinhos indesejados, que muitas vezes acabam se acumulando contra nossa vontade?

Bom, de acordo com a nutricionista Adelle Davis, isso é, sim, verdade, pelo menos desde a década de 1960, quando ela disse a famosa frase: “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”.

Em outras palavras, a dica que a especialista dava era para ter as refeições mais calóricas pela manhã e ir reduzindo, gradualmente, o conteúdo dos pratos, até a refeição mais leve do dia, que deveria ser feita à noite, no jantar.

Agora, existem cada vez mais estudos que comprovam que Adelle estava mesmo certa.

Café da manhã de rei e jantar de mendigo: Como funciona?

Um estudo recente comprovou que o café da manhã farto com um pequeno jantar faz com que seja mais fácil eliminar os quilinhos indesejados acumulados com o tempo.

Para isso, mulheres com síndrome metabólica foram inseridas em uma dieta com ingestão calórica por dia idêntica, mas com distribuição e horários diferentes.

Assim, o primeiro grupo consumiu um café da manhã farto, com cerca de 700 calorias, um almoço razoável, com 500 calorias, e um pequeno jantar, com 200 calorias. O segundo grupo, por sua vez, consumiu um pequeno café da manhã, com 200 calorias, almoço com 500 calorias e jantar farto, com 700 calorias.

Passadas 12 semanas, verificou-se uma queda significativa do peso corporal, tanto no primeiro quanto no segundo grupo. Mas, para a surpresa dos pesquisadores, o grupo que concentrou maior quantidade de calorias no café da manhã teve uma perda de peso 2,5 vezes maior do que os que apostaram no jantar.

O café da manhã reforçado e o jantar contido renderam uma queda de 8,6 quilos, enquanto a opção diretamente inversa promoveu a queda de 3,3 quilos. Então, se o seu objetivo é emagrecer, lembre-se do conselho dado pela Adelle lá década de 1960 e aposte no café da manhã farto e no jantar mais restrito.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS