Conecte-se conosco

Economia

Benefício por incapacidade: você tem direito, saiba como requerer!

Confira quem tem direito ao benefício por incapacidade e saiba o passo a passo para requerer, caso seja necessário.

Publicado

em

Você pode até não saber, mas o benefício por incapacidade temporária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um direito disponível a todos os trabalhadores que ficam impedidos de exercer suas atividades profissionais por mais de 15 dias consecutivos, por motivo de acidentes ou doenças.

Esse benefício, também conhecido como auxílio-doença, visa garantir uma renda mensal ao segurado enquanto ele se recupera para voltar às atividades. Para ter direito ao benefício, no entanto, é fundamental que alguns requisitos sejam cumpridos, como:

  • estar longe do trabalho por mais de 15 dias consecutivos;
  • comprovar, por meio de exames e laudos médicos, que não possui condições para exercer as funções no trabalho, temporariamente;
  • possuir qualidade de segurado do INSS, ou, em outras palavras, estar contribuindo para a Previdência Social;
  • ter cumprido a carência de, ao menos, 12 contribuições.

A depender do caso em específico, os requisitos podem se alterar, como diz a legislação atual, por exemplo, em casos de acidentes ou doenças graves, já que não mais é exigida carência, apenas a qualidade de segurado do instituto.

Como solicitar?

Para requerer o benefício por incapacidade, é possível optar entre alguns métodos disponibilizados, de acordo com o que melhor atender às necessidades individuais. As opções são:

  • Central de Atendimento, pelo número 135, que irá direcionar o segurado até uma Agência da Previdência Social (APS), visando realizar perícia médica, presencialmente;
  • pelo site ou aplicativo Meu INSS, que agora conta com a possibilidade de realizar a análise documental, graças ao Atestmed, podendo ter o benefício concedido sem ter que passar pela perícia médica presencial, ou seja, garantindo ainda mais praticidade e comodidade ao segurado.

Independentemente do método escolhido, o mais recomendado em caso de dúvida é entrar em contato com a central, por meio do número 135.

O atendimento é feito das 7h às 22h, de segunda a sábado, pelos atendentes, enquanto o eletrônico funciona 24 horas, a semana toda. Vale lembrar que as ligações feitas por celulares e fixos são gratuitas.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS