Conecte-se conosco

Finanças

Boom empresarial: Adesões ao Simples Nacional atingem patamares históricos em 2024!

Receita Federal anuncia mais de 740 mil pedidos no começo deste ano.

Publicado

em

Na última quarta-feira (24), o Fisco revelou um dado surpreendente. A autarquia recebeu um número superior a 740 mil solicitações de adesão ao Simples Nacional. No entanto, cerca de 481 mil desses pedidos ainda precisam ser aprovados, e a demora ocorre devido a dívidas e outras pendências com a Receita.

Entretanto, 259 mil empresas já tiveram seus processos finalizados e foram incluídas de modo automático na referida categoria. Vale lembrar que este regime tributário é considerado o melhor para pequenos negócios, por conta de sua simplicidade e facilidade na hora de pagar tributos a pessoas jurídicas.

O que é o Simples Nacional e como aderir a ele

O Simples Nacional foi criado visando tornar a vida dos pequenos empreendedores mais fácil, realizando a simplificação dos encargos. Assim, até 8 impostos distintos são reunidos em apenas uma taxa, quitada mensalmente por meio de uma guia única chamada DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), até o dia 20. Ele inclui:

  • IR sobre Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Tributo sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Encargo Sobre Serviços (ISS) e Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Para aderir a essa modalidade, é necessário que o faturamento máximo da organização não ultrapasse R$ 4,8 milhões ao ano. Por outro lado, o MEI (Microempreendedor Individual) deve ter um lucro de até R$ 81.000 para se enquadrar nesse regime.

Segundo os contadores, o Simples Nacional é uma das modalidades mais fáceis de declarar valores, e suas taxas são variáveis conforme a área de atuação do negócio, o que o torna uma alternativa extremamente vantajosa para quem busca simplicidade e menos burocracia na hora de acertar as contas com o Leão.

Por fim, é vital que as empresas se mantenham sempre em dia com suas obrigações fiscais, já que quase dois terços dos pedidos de adesão deste ano continuam pendentes devido a problemas dessa natureza, os quais precisarão ser resolvidos para que os processos possam seguir adiante.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS