Conecte-se conosco

Saúde

Efeito Mandela: por que lembramos de coisas que nunca aconteceram?

Esse efeito é uma espécie de “falsa lembrança coletiva” e ficamos chocados quando descobrimos a verdade.

Publicado

em

Você se lembra daquela frase clássica da Rainha Má em Branca de Neve? Muitas pessoas acreditam que ela diz “espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu”. Mas a verdade é que ela nunca falou isso! Na realidade, a fala correta é “mágico espelho meu. Quem é mais bela do que eu?”.

Até no conto original dos irmãos Grimm, ela diz algo diferente: “espelho, espelho na parede”. Mas se você pertence ao grupo que achava que era “espelho, espelho meu”, acabou de conhecer o efeito Mandela.

O que é o efeito Mandela e quais são seus efeitos nas redes sociais?

Esse efeito é quando lembramos de algo que nunca aconteceu. É uma espécie de “falsa lembrança coletiva”. Ficamos chocados quando descobrimos a verdade. O nome vem de uma memória comum, mas errada, de que Nelson Mandela morreu na prisão nos anos 80. No entanto, ele faleceu em 2013 em sua casa.

Esse fenômeno tem feito sucesso no TikTok. Jeffeter Emanuel, de Minas Gerais, fez um vídeo sobre isso que alcançou seis milhões de visualizações! Ele fala sobre casos como o do chiclete ‘Bubbaloo’, frequentemente chamado de ‘Babbaloo’.

Jeffeter conta: “A minha curiosidade no efeito Mandela despertou assim que eu ouvi falar dessa teoria. Eu pesquisava no Google sobre os que existem, daí, mostrava para o público. Eu já esperava que o vídeo ia viralizar, mas não imaginava que seria tanto. Esperava um milhão de views, mas, não; teve vídeo meu com 4, 5, 6 milhões. Fiquei impressionado com tanta repercussão.”

Paolo Bendinelli também produz conteúdo sobre o efeito Mandela. Ele conta que a sensação de descobrir algo que você achava que viveu, mas nunca aconteceu de verdade, é fascinante.

“O que mais me fascina é a sensação de descobrir que algo que você achava que viveu e nunca viveu daquela maneira. Por isso que eu realmente quis ir atrás, pesquisar e trazer sobre, até porque eu quero ver se meus seguidores também viveram isso – essa falha da Matrix -, se eles também tiveram essa sensação estranha que eu senti. Eu amo ver os comentários, quando as pessoas ficam tão chocadas quanto eu, quando descobrem que algo nunca aconteceu. Assim, eu percebo que realmente não estou sozinho, não estou louco!”, ele diz, rindo.

Outros exemplos do efeito Mandela

Você sabia que Darth Vader nunca disse “Luke, I am your father”? A fala correta é “I am your father”. Outro caso interessante é sobre o 11 de setembro. Muitas pessoas acreditam que estava assistindo Dragon Ball Z na TV Globo quando as notícias dos ataques às Torres Gêmeas interromperam a programação. Mas, na verdade, o programa que passava era Bambuluá. Dragon Ball Z nem foi ao ar naquele dia.

Giulia Matos nos fala de outro exemplo: muitos acham que a música “We Are The Champions”, do Queen, termina com “Off The World”. Mas na versão original, a música termina sem essa frase. “

Uma das primeiras que eu me lembro é a do We Are The Champions, do Queen. Todo mundo canta ,no final da música, depois do verso We Are The Champions, a frase Off The World. Só que, no áudio original, a música termina sem essa parte! Mas, como ficou uma memória coletiva, eles reproduziam isso”, ela explica.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS