Conecte-se conosco

Saúde

Comer ovo em excesso faz mal? Qual a quantidade ideal por dia? Especialista esclarece

O ovo é um superalimento para incluir na dieta, mas é sempre bom lembrar de consumi-lo com moderação e atenção ao modo de preparo.

Publicado

em

O ovo sempre gerou bastante discussão: já foi visto como algo prejudicial à saúde, mas hoje é reconhecido como um superalimento, rico em proteínas, gorduras e minerais. Contudo, como tudo na vida, o segredo está em não exagerar na quantidade.

Quantos ovos por dia?

Uma curiosidade que muita gente tem é sobre quantos ovos podemos comer por dia sem problemas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, recomenda-se limitar o colesterol a 300 mg por dia. Considerando que um ovo tem cerca de 60 mg de colesterol, a conta resulta em até quatro unidades diariamente.

Mas e as musas do Carnaval?

Você já deve ter ouvido falar de famosas que comem mais de 20 ovos por dia. Será que isso é saudável? O Dr. Phillipe Rios, nutricionista esportivo, esclarece.

Segundo ele, comer 25 ovos por dia pode fazer sentido em alguns casos muito específicos, como para pessoas que usam anabolizantes, já que esses ingredientes aumentam a necessidade de proteína no corpo. Porém, de modo geral, isso traria mais lipídios (gorduras) do que nosso corpo consegue processar, o que pode ser problemático.

O poder do ovo cozido

O ovo cozido é uma ótima maneira de consumir esse alimento porque não precisa de óleo ou manteiga para ser preparado. Além disso, o ovo é uma excelente fonte de proteína e outros nutrientes importantes para quem busca ganhar massa muscular ou “secar”.

Como aproveitar os benefícios do ovo cozido?

A melhor maneira de consumir o ovo para aproveitar todos os seus benefícios é cozinhá-lo bem, para evitar riscos de contaminação por salmonela, uma bactéria perigosa que pode estar presente em ovos crus ou mal cozidos.

E sobre ovo frito, mexido ou omelete?

Essas formas de preparo também podem ser saudáveis, já que você não adiciona muita gordura. Uma dica é usar água em lugar de óleo para fazer o ovo mexido ou frito. A omelete é outra opção interessante, pois permite incluir vegetais e temperos, tornando a refeição ainda mais nutritiva.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS