Economia
INSS: STF adia novamente julgamento sobre revisão da vida toda
Instituto Nacional do Seguro Social.
O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez, ontem, a retomada do julgamento referente à revisão da vida toda de aposentadorias pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Embora o processo estivesse agendado para ser julgado hoje, ele não foi convocado, pois a sessão foi dedicada à análise de casos relacionados ao combate a queimadas no Pantanal.
A discussão foi reagendada para a sessão de quinta-feira (21), porém, não ocupará o primeiro lugar da pauta novamente.
Nessa ação, a Corte decidirá sobre possíveis modificações na decisão anterior do próprio tribunal, que, em 2022, reconheceu a revisão da vida toda, permitindo que aposentados que recorreram à Justiça pudessem solicitar o recálculo de seus benefícios levando em consideração todas as contribuições ao longo da vida.
Apesar da decisão favorável, a revisão ainda não entrou em vigor devido a um recurso interposto pelo INSS. O órgão busca limitar os efeitos da validade dessa revisão.
INSS
O INSS pretende excluir a aplicação da revisão em benefícios previdenciários que já foram extintos, bem como em decisões judiciais que negaram o direito à revisão de acordo com a jurisprudência da época, além de proibir o pagamento de diferenças anteriores a 13 de abril de 2023, data em que o acórdão do julgamento do STF foi publicado.
O último movimento no processo ocorreu em 1º de dezembro do ano passado, quando o ministro Alexandre de Moraes interrompeu o julgamento do recurso no plenário virtual da Corte. Essa decisão suspendeu o julgamento, que será retomado presencialmente.
Até o momento, os ministros Edson Fachin, Rosa Weber (que votou antes de sua aposentadoria) e Cármen Lúcia votaram para estabelecer o marco temporal para o recálculo em 17 de dezembro de 2019, data em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o mesmo direito de revisão para um segurado do INSS.
Por outro lado, os ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso votaram pela anulação da decisão do STJ.
(Com Agência Brasil).

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças17 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Saúde2 dias atrás
Nova resolução da ANS muda regras para cancelamento de planos de saúde
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?