Saúde
Tábua de corte, espoja e mais: quando substituir itens essenciais da sua cozinha?
Seguindo essas dicas, sua cozinha não vai ser só um cantinho gostoso da casa, mas também um lugar seguro e livre de bactérias.
Manter a cozinha limpinha é mais importante do que muitas pessoas imaginam, e não é só questão de deixar tudo brilhando não. Às vezes, nem percebemos, mas pequenas coisas, como uma esponja velha ou aquela colher de pau de estimação, podem ser verdadeiros ninhos de germes. Por isso, aqui vão algumas dicas para deixar sua cozinha não só com cara, mas também com a higiene de laboratório.
Troca total: esponjas e panos de prato
Primeiro de tudo, a esponja da sua pia não é um bicho de estimação, então nada de deixá-la por aí até ganhar nome. Esse item deve ser substituído toda semana e, acredite, precisa de um banho quente diário – pode ser fervido ou esquentado por 2 minutos no micro-ondas. Já os panos de prato? Esses precisam ser trocados e lavados sempre que se molharem. E se começarem a soltar fiapos, é hora de dizer adeus.
Qual tábua faz a vez?
As tábuas de corte representam um capítulo à parte. Embora aquelas de madeira pareçam ideais, elas são consideradas um “lar” para bactérias. As de vidro são até higiênicas, mas suas facas (e sua paciência ao ouvir o barulho delas batendo no vidro) não aprovam muito. O jeito é optar pelas tábuas de plástico, coloridas para separar os alimentos, e trocá-las quando começarem a parecer um ‘mapa’ de tantos riscos.
Escorredores também envelhecem
Pode não parecer, mas o escorredor de pratos e talheres também tem sua hora de brilhar no lixo. Se estiver com ferrugem, rachaduras ou aquelas manchinhas misteriosas, já sabe. Além disso, uma limpeza semanal neles também é recomendada.
Dê férias permanentes para a colher de pau
Aquela sua colher de pau, que já misturou desde bolo de aniversário até molho de tomate, infelizmente não pode ficar. O melhor é trocar por versões de silicone ou plástico. Assim que elas começarem a parecer surradas, com riscos e cor duvidosa, é hora de renovar.
Bancada limpa e segura
Passar um paninho com detergente na bancada pode até deixar limpo, mas e os germes invisíveis? Uma boa passada de álcool resolve o problema. Além disso, na hora de descongelar comida, nada de deixá-la na bancada. Ou vai direto para a geladeira para descongelar, ou coloca-se embaixo de água corrente.
Cuidados extras
E atenção na hora de manusear comida cozida e crua! Nada de usar o mesmo prato ou superfície para os dois. Cruzar essas fronteiras pode ser um convite para problemas que ninguém quer.
Seguindo essas dicas, sua cozinha não será apenas um cantinho gostoso da casa, mas também um lugar seguro e livre de invasores microscópicos.

-
Finanças1 dia atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças2 dias atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Mundo9 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Finanças1 dia atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Tecnologia1 dia atrás
3 modelos de iPhone são descontinuados após chegada do 16e