Conecte-se conosco

Curiosidades

Pratos com nomes de gente: as divertidas verdades por trás disso

Descubra a história por trás de comidas famosas que receberam nomes de pessoas, desde o brigadeiro até o filé à Oswaldo Aranha.

Publicado

em

Você já se perguntou como certas comidas ganharam nomes de pessoas? Desde o brigadeiro até o filé à Oswaldo Aranha, muitos pratos icônicos foram batizados em homenagem a indivíduos famosos ou anônimos que contribuíram para sua popularização.

Para sanar sua curiosidade, vamos explorar a história por trás dessas delícias culinárias e descobrir como elas receberam seus nomes peculiares.

Origens e curiosidades das comidas com nomes de pessoas

1. Brigadeiro:

Imagem: Dihandra Pinheiro / Shutterstock

O famoso doce brasileiro, popularizado na década de 1940 durante um período de racionamento, recebeu seu nome em referência a Eduardo Gomes, candidato à presidência na época. Mulheres vendiam a guloseima em comícios políticos em sua defesa, e o slogan de sua campanha era “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro”.

2. Estrogonofe (Strogonoff):

Imagem: WS-Studio / Shutterstock

Essa receita de carne com molho de creme de leite ganhou o nome da influente família russa Strogonoff, que desfrutava dessa iguaria em suas refeições.

3. Ovos Benedicts:

Imagem: Stepanek Photography / Shutterstock

Essa combinação de ovos com bacon ou presunto em um muffin inglês torrado e molho holandês foi batizada em homenagem a Lemuel Benedict, um corretor de Wall Street que criou a receita.

4. Pizza Marguerita (Margherita):

Imagem:

A primeira pizza conhecida, com cobertura de tomates, mussarela e manjericão, foi nomeada em homenagem à Rainha Margherita de Saboia, da Itália.

5. Bife Wellington:

Imagem: Fakur Syu

Essa preparação de filé de carne coberto com Duxelles, patê e presunto de Parma envolto em massa recebeu o nome em homenagem a Arthur Wellesley, o duque de Wellington.

6. Filé à Oswaldo Aranha:

Imagem: Shutterstock

Essa suculenta iguaria consiste em um filé mal passado coberto com alho picado frito, acompanhado de batatas, arroz branco e farofa de ovo. O prato recebeu o nome em homenagem a Oswaldo Aranha, político e diplomata gaúcho, que era um frequentador assíduo de um restaurante onde sempre pedia esse filé.

7. Salada Cesar (Caesar):

Imagem: Gorenkova Evgenija

Essa salada clássica, composta por alface, croutons, parmesão, azeite e suco de limão, foi batizada em homenagem a Caesar Cardini, um dono de restaurante.

As comidas que recebem nomes de pessoas muitas vezes têm histórias fascinantes por trás delas. Seja por sua relação com figuras históricas ou por suas preferências gastronômicas, esses pratos tornaram-se parte da cultura culinária global.

Ao conhecer as origens e curiosidades dessas delícias, podemos apreciá-las ainda mais e entender melhor a rica tapeçaria da história da comida.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS