Empresas
Google e Microsoft anunciam novas demissões
Companhias pertencem às chamadas Big Techs.
O Google e a Microsoft anunciaram ontem novas demissões em seus quadros de fundionários, abalando novamente o mundo das Big Techs.
Para se ter ideia, a Alphabet, dona do Google, está demitindo funcionários de várias equipes da unidade de armazenamento em nuvem (cloud), uma das áreas de crescimento mais rápido.
Levantamento da CNBC mostra que a empresa com sede em Mountain View notificou pelo menos 100 funcionários na semana passada. Os cortes afetam cargos em vendas, consultoria, estratégia de entrada no mercado, operações e engenharia.
“Como já compartilhamos antes, continuamos a evoluir nossos negócios para atender às prioridades dos nossos clientes e às oportunidades significativas que temos pela frente. Mantemos nosso compromisso de investir em áreas críticas para nosso negócio e garantir nosso sucesso a longo prazo”, explicou um porta-voz da Google à CNBC.
Já a Microsoft está eliminando centenas de empregos na unidade de cloud (Azure), especificamente em equipes ligadas ao ‘Azure for Operators’ e ‘Mission Engineering’, conforme informou a Business Insider ontem. As demissões no ‘Azure for Operators’ podem envolver até 1.500 postos de trabalho, segundo fontes familiarizadas com o assunto.
Big Techs
As “Big Techs” referem-se às maiores e mais dominantes empresas de tecnologia do mundo, conhecidas por sua influência significativa na economia global, na cultura e na sociedade. Elas são líderes em inovação tecnológica e têm uma vasta presença global. As principais Big Techs são:
Apple: Conhecida por seus produtos de hardware, como o iPhone, iPad, MacBook, Apple Watch e seus serviços, como a App Store, Apple Music e iCloud.
Microsoft: Famosa por seu sistema operacional Windows, a suíte de produtividade Office, e serviços de nuvem através do Azure, além de produtos como o Surface e o Xbox.
Alphabet (Google): Reconhecida pelo motor de busca Google, o sistema operacional Android, o navegador Chrome, YouTube, e diversos serviços de nuvem e publicidade digital.
Amazon: Inicialmente uma livraria online, expandiu-se para ser a maior varejista online do mundo, com serviços como Amazon Web Services (AWS) para computação em nuvem, e dispositivos como o Kindle e o Echo.
Facebook (Meta): Conhecida pela rede social Facebook, e também por outras plataformas como Instagram, WhatsApp e Oculus VR, focando-se em conectar pessoas e comunidades.
Netflix: Embora algumas vezes não seja incluída na lista tradicional das Big Techs, é uma gigante no setor de streaming de vídeo, influenciando fortemente a indústria de entretenimento.
Essas empresas são reconhecidas por seu poder de mercado, capacidade de inovação e seu papel central na transformação digital da sociedade. No entanto, elas também enfrentam críticas e regulamentações devido a questões de privacidade, monopólio e impacto social.
(Com Agências Internacionais).

-
Tecnologia7 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo15 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira