Conecte-se conosco

Empresas

Kantar libera lista das empresas mais valiosas no mundo; valores surpreendem

A empresa mais cara do mundo está avaliada em mais de US$ 1 trilhão de dólares.

Publicado

em

Já parou para pensar qual é a empresa mais valiosa do mundo? É provável que a resposta venha à mente de muitos: a Apple.

Imagine uma marca valiosa que ultrapassa US$ 1 trilhão. Mas você sabe o que a coloca nessa posição? Descubra a seguir!

Valor da empresa mais cara do mundo impressiona – Crédito: Canva/Reprodução

A empresa mais valiosa do mundo

Segundo a Kantar, a Apple se tornou a primeira empresa a atingir um valor de marca superior a US$ 1 trilhão.

A empresa é avaliada anualmente pela Kantar, que analisa a percepção dos consumidores e divulga seu ranking das marcas mais valiosas.

Veja a classificação completa das corporações mais valiosas e seus respectivos valores, com o crescimento deste ano:

  1. Apple: US$ 1,015 trilhão, seu valor cresceu 15% este ano;

  2. Google: US$ 753,4 bilhões, teve valorização de 30% este ano;

  3. Microsoft: US$ 712,8 bilhões, obteve um aumento de 42% este ano;

  4. Amazon: US$ 576,6 bilhões, conseguiu atingir uma alta de 23% este ano;

  5. McDonald’s: US$ 221,9 bilhões, seu valor cresceu 16% este ano;

  6. Nvidia: US$ 201,8 bilhões, teve valorização de 178% este ano;

  7. Visa: US$ 188,9 bilhões, obteve um aumento de 12% este ano;

  8. Facebook: US$ 166,7 bilhões, conseguiu atingir uma alta de 79% este ano;

  9. Oracle: US$ 145,5 bilhões, teve valorização de 58% este ano;

  10. Tencent: US$ 135,2 bilhões, obteve um aumento de 4% este ano.

O setor de tecnologia se destaca no ranking, com Google, Microsoft e Amazon logo atrás da Apple.

Juntas, essas gigantes da tecnologia formam o ‘quarteto tech’ e têm um valor de mercado de mais de US$ 3 trilhões (ou R$ 16,05 trilhões, com a cotação atual do dólar).

Tal quantia equivale a 1,5 vezes o PIB brasileiro, ou seja, à soma de tudo o que o Brasil produziu em 2023.

IA tem sido usada como estratégia

O McDonald’s garantiu o quinto lugar na lista. Segundo o relatório, o sucesso da marca é impulsionado por sua contínua inovação, como o uso de inteligência artificial (IA) nos painéis de menu dinâmicos nas lojas.

Apesar de não liderar a lista, a Nvidia exemplifica o frenesi em torno da IA: a empresa subiu impressionantes 18 posições no ranking, agora ocupando o sexto lugar.

Seu valor quase triplicou em um ano, aumentando 178%, de acordo com a Kantar. Atualmente, a Nvidia está avaliada em US$ 201,8 bilhões (cerca de R$ 1,08 trilhão).

Outras empresas de tecnologia também estão entre as dez mais valiosas. O Facebook voltou ao clube após um ano ausente no ranking, com um valor de mercado de US$ 166,7 bilhões (cerca de R$ 900 bilhões).

A Oracle, especializada em gestão de bancos de dados, também está na lista, avaliada em US$ 145,5 bilhões.

Segundo a Kantar, as cem marcas mais valiosas do mundo agora têm um valor total de US$ 8,3 trilhões, com uma média de crescimento de 20% desde o ano passado.

Segundo a empresa responsável pela lista, a cifra total das 100 marcas mais valiosas aumentou 474% desde 2006.

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

Publicidade

MAIS ACESSADAS