Empresas
4 bilionários históricos que poucos conhecem e suas fortunas
Os homens mais ricos do mundo, atualmente, são mundialmente conhecidos por suas empresas bem-sucedidas e seus lançamentos milionários.
Pessoas que, atualmente, seriam mais ricas que os bilionários de hoje, mas são poucos conhecidos. Ao pensarmos em pessoas bilionárias, com certeza os nomes que surgem, imediatamente em nossa mente, são Elon Musk, Bill Gates ou Jeff Bezos.
No entanto, a história nos mostra que há bilionários desconhecidos, cujas fortunas eram incomparáveis até mesmo para os padrões modernos.
Tais pessoas desempenharam papéis cruciais em sua época, tão importantes que moldaram a economia e a sociedade!
Embora extremamente importantes em sua era, hoje são desconhecidos ou passam despercebidos no conhecimento das pessoas.
Bilionários desconhecidos do passado – Imagem: ADragan/Shutterstock/Reprodução
1. Mansa Musa
Considerado o rei do ouro, viveu entre 1280 d.C. – 1337 d.C. e é citado como o homem mais rico de todos os tempos.
Sua fortuna era imensa e proveniente de vastas reservas de ouro e, embora difícil de quantificar, muitos estimam que ela seria equivalente a centenas de bilhões de dólares de hoje.
A história relata que Musa fez uma peregrinação a Meca com uma caravana que incluía milhares de soldados, servos e camelos carregados de ouro, distribuindo no caminho tanto ouro que causou inflação por onde passou.
A generosidade de Mansa Musa foi legendária, assim como sua habilidade de transformar Timbuktu em um centro cultural e educacional.
2. Jakob Fugger
Viveu entre 1459 d.C. – 1525 d.C. e era considerado o “banqueiro dos reis”. Conhecido como “Jakob, o Rico”, atuava em atividades comerciais e financeiras que ajudaram a moldar a economia europeia, financiando imperadores e papas.
Sua fortuna foi criada através do comércio de metais preciosos e ele foi pioneiro em práticas bancárias comuns até hoje. Estima-se que seu patrimônio tenha sido equivalente a 400 bilhões de dólares hoje.
3. Genghis Khan
Fundador do Império Mongol, ele viveu entre 1162 d.C – 1227 d.C. e foi responsável pela implementação de um sistema de administração eficiente que permitiu a coleta e distribuição de riquezas de forma organizada, conquistando grande parte da Ásia e da Europa no século XIII.
Sua fortuna não veio apenas de saques e tributos, mas também do controle sobre vastas rotas comerciais e a extensão de seu império.
Além disso, o controle de recursos naturais colocou sua riqueza como algo incalculável, com alguns historiadores sugerindo que ele poderia ter sido mais rico do que qualquer monarca europeu contemporâneo.
4. Augustus Caesar
Figura icônica na história romana, conhecido por ser o primeiro imperador de Roma, viveu entre 63 a.C. – 14 d.C. e transformou Roma, antes uma república, em um império novamente.
Embora seja amplamente reconhecido por suas contribuições políticas e militares, a riqueza acumulada durante seu reinado o posiciona entre os homens mais ricos da história.
Sua fortuna veio principalmente da posse de terras e recursos em todo o vasto Império Romano. Ele reorganizou o sistema tributário, garantindo que os impostos fossem coletados de maneira mais eficiente e justa.
O controle das minas de ouro e prata, além da aquisição de tributos dos territórios conquistados, aumentou a riqueza do império. Historiadores avaliam seu patrimônio em cerca de 4,6 trilhões de dólares em valor atual.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos