Conecte-se conosco

Curiosidades

Como assim? Entenda por que alguns países não estão em 2024

Existem países que utilizam outros tipos de calendários e, de acordo com suas próprias lógicas de tempo, eles não estão no ano de 2024.

Publicado

em

Enquanto muitos países seguem o calendário gregoriano e estão em 2024, existem nações que utilizam calendários distintos e estão em anos diferentes.

Ao decidir viajar para lá, é importante saber o calendário local, como as datas e o tempo funcionam naquele país para ter menos problemas e assegurar uma viagem mais segura.

A seguir, mostramos os detalhes desses calendários únicos, de que modo cada país marca o tempo e quais não estão em 2024.

Países que não estão em 2024 – Imagem: meunierd/Shutterstock/Reprodução

Etiópia

A Etiópia segue o calendário etíope, também conhecido como calendário ge’ez. Ele é baseado no antigo calendário copta e difere significativamente do calendário gregoriano.

  • Ano atual: em 2024, a Etiópia está em 2016;

  • Seu calendário etíope possui 13 meses, sendo 12 meses de 30 dias e um mês adicional, chamado Pagumē, que tem cinco ou seis dias, dependendo do ano bissexto;

  • Celebrações: o Ano-novo etíope, conhecido como Enkutatash, é celebrado em 11 ou 12 de setembro no calendário gregoriano.

Israel

Israel utiliza o calendário judaico, que foi estabelecido na época do Êxodo, por volta de 1447 a.C. O calendário é lunissolar, ou seja, combina ciclos lunares e solares.

Além disso, como os judeus não acreditam em Jesus Cristo como seu messias, eles não usam a data de nascimento de Cristo para marcar os séculos, logo, nem as nomenclaturas antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.).

  • Ano atual: em 2024, Israel está no ano 5784 do calendário judaico;

  • O calendário judaico possui 12 meses em anos comuns e 13 meses em anos bissextos, para alinhar com o ano solar;

  • Festividades: festas importantes como Rosh Hashaná (Ano-Novo Judaico) e Yom Kipur (Dia do Perdão) são celebradas de acordo com este calendário.

Coreia do Norte

Desde 1997, a Coreia do Norte segue o calendário Juche, que começa em 1912, ano do nascimento de Kim Il-Sung, fundador da nação.

  • Ano atual: em 2024, a Coreia do Norte está no ano Juche 113;

  • Origem: o calendário foi introduzido para honrar o nascimento de Kim Il-Sung e simboliza a independência e a identidade nacional norte-coreana;

  • Uso: este calendário é aplicado oficialmente em documentos e eventos importantes, ao lado do calendário gregoriano.

Afeganistão e Irã

O Afeganistão e o Irã utilizam o calendário persa, também conhecido como calendário iraniano ou calendário solar hijri. Este é um dos calendários solares mais precisos do mundo.

  • Ano atual: em 2024, o Afeganistão e o Irã estão no ano 1403 do calendário persa;

  • Estrutura: o calendário persa possui 12 meses, com o primeiro mês, Farvardin, começando no equinócio de primavera;

  • Cultura: este calendário é profundamente enraizado na cultura persa e é utilizado para marcar eventos nacionais e religiosos.

Os calendários etíope, judaico, Juche e persa são exemplos de como a contagem do tempo pode variar significativamente de acordo com a cultura e a história de cada nação.

Conhecê-los nos permite apreciar a diversidade cultural e as diferentes maneiras como os povos ao redor do mundo vivenciam o tempo.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS