Política
Forças Armadas vão atuar nas eleições este ano
TSE será responsável por definir as localidades e o período.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o uso das Forças Armadas para garantir a segurança durante a votação e apuração das eleições de 2024. O decreto, publicado no Diário Oficial da União dia 9, especifica que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será responsável por definir as localidades e o período de atuação dos militares, conforme as suas necessidades.
A participação das Forças Armadas no processo eleitoral é prevista tanto na Constituição Federal quanto no Código Eleitoral. O decreto foi assinado por Lula, pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antonio Amaro dos Santos.
Nas eleições municipais de 2024, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, exceto no Distrito Federal, onde não há eleições municipais. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro, e o segundo turno, se necessário, ocorrerá em 27 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No caso do segundo turno, ele ocorrerá quando nenhum candidato alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
Forças Armadas
O TSE informa que o pleito contará com a participação de mais de 55,91 milhões de eleitores distribuídos em 5.569 municípios, um aumento de 5% em relação às eleições de 2020, tornando esta a maior eleição municipal da história do país. Além disso, o tribunal registrou 461.012 pedidos de candidaturas, sendo 15.465 para prefeito, 15.682 para vice-prefeito e 429.865 para vereador.
As Forças Armadas do Brasil são compostas por três ramos principais: o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Elas são responsáveis pela defesa do país contra ameaças externas, pela manutenção da soberania nacional e pela garantia da ordem interna em situações excepcionais, como crises ou emergências, quando requisitadas.
O Exército tem como principal função proteger o território terrestre, a Marinha atua na defesa das águas territoriais e a Aeronáutica é encarregada do espaço aéreo brasileiro. Além dessas funções, as Forças Armadas também participam de operações de paz internacionais, ações de ajuda humanitária e de apoio à segurança pública, em colaboração com outros órgãos do governo. A atuação dessas forças é regulada pela Constituição Federal e coordenada pelo Ministério da Defesa.
(Com Agência Brasil).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025