Curiosidades
Já sabe qual é a marca de cerveja preferida na região onde você mora?
Pesquisa indica as marcas mais consumidas do Brasil com base em hábitos, preferências, idade, região e até classe social.
Uma pesquisa recente elaborada pela Brazil Panels, em parceria com a agência Conexão Vasques, revelou as marcas de cerveja mais consumidas e preferidas pelos brasileiros.
O estudo, que ouviu 1.715 pessoas de todas as regiões do país, identificou as preferências de consumo ao destacar variações por faixa etária e classe social.
Brahma, Heineken e Skol se sobressaíram como as bebidas mais consumidas. Essas marcas são seguidas por Amstel e Budweiser, também presentes entre as mais populares.
O levantamento ainda revelou que 61% dos brasileiros acima dos 18 anos consomem cerveja, isso varia a frequência de consumo entre diário e ocasional.
Cervejas de diferentes marcas são muito populares no Brasil – Imagem: Pixabay
Consumo por faixa etária
No consumo visto a partir de faixa etária, a Heineken é a preferida dos jovens entre 18 e 34 anos, enquanto a Brahma tem maior adesão nas idades mais elevadas. Assim, pessoas entre:
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18 e 24 anos: 68,8% consomem Heineken;
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25 e 34 anos: 61,1% também preferem a Heineken;
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35 e 44 anos: 44% dos consumidores bebem Brahma;
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45 e 54 anos: 42,6% têm predileção por Brahma;
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55 e 64 anos: 44% escolhem também a Brahma;
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Acima de 65 anos: 34,5% bebem mais Brahma.
Marcas mais consumidas por região
Os dados revelam também que a distribuição do consumo varia ainda regionalmente. Veja a seguir:
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Norte: Skol, com 51,2%;
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Nordeste: Heineken, com 49,7%;
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Centro-Oeste: Heineken, com 41% ;
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Sudeste: Brahma, com 48,1%;
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Sul: Amstel, com 37,2%.
Preferências por classe social
As classes A e B preferem Heineken, enquanto a classe C opta por Brahma. Já as classes D e E mostram predileção por Brahma e Skol.
Essas tendências refletem as diferenças de poder aquisitivo e preferências culturais associadas a cada grupo.
Fatores de escolha
Para 61,6% dos consumidores, o sabor é o principal item para eles tomarem decidirem beber uma marca de cerveja.
Em seguida, o preço é considerado por 17,1%, enquanto a qualidade premium representa 11,1% das preferências.
Além disso, tradição e disponibilidade também influenciam decisões, ainda que em menor escala.
Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels e Conexão Vasques, ressalta que tais variações nos hábitos de consumo oferecem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores brasileiros.
A pesquisa destaca ainda como aspectos sociodemográficos impactam as escolhas e moldam o mercado de cervejas no Brasil.
* Com informações do site IstoÉ Dinheiro.

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