Conecte-se conosco

Economia

Distrito Federal terá duas novas estações de metrô em Samambaia

Terá financiamento de R$ 444,5 mi do BNDES.

Publicado

em

O metrô do Distrito Federal, operado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, receberá uma importante expansão em Samambaia. Com financiamento de R$ 444,5 milhões aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a obra faz parte do projeto Novo PAC e promete melhorar a mobilidade urbana na região.

Atualmente, o sistema de metrô atende seis regiões administrativas e transporta cerca de 160 mil passageiros por dia. Com a ampliação, dois novos terminais – estações 35 e 36 – serão construídos, localizados próximos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Centro Olímpico. Além disso, a obra prevê a construção de uma via permanente semienterrada de 3,6 quilômetros, três viadutos com passagens de pedestres e quatro passarelas.

A estagiária Yasmin Lara Orilio Moreira, de 16 anos, que utiliza o metrô diariamente, acredita que a redução no tempo de trajeto – que cairá de uma hora para cerca de 40 minutos – será um benefício significativo. No entanto, ela alerta para a necessidade de ampliar a frota de trens para evitar superlotação. “Se não aumentarem o número de vagões no sentido Samambaia, a superlotação será um problema diário. Mesmo assim, acredito que a expansão facilitará o retorno de ônibus para minha casa”, afirma.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou os impactos positivos da iniciativa: “A expansão do metrô vai melhorar a qualidade de vida no Distrito Federal, aumentando a oferta de transporte sobre trilhos, reduzindo congestionamentos, tempo de deslocamento, acidentes e emissões de poluentes em cerca de 7,8 mil toneladas de CO2 por ano.”

Com o novo trecho, a previsão é de que cerca de 9.840 novos passageiros utilizem o sistema diariamente, contribuindo para a modernização do transporte público na capital federal.

O Banco

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma instituição financeira pública federal do Brasil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, responsável por financiar projetos que promovem o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. Criado em 1952, o BNDES atua em diversas áreas estratégicas, como infraestrutura, indústria, inovação, sustentabilidade e inclusão social, oferecendo crédito, apoio financeiro e programas específicos para empresas, governos e organizações. Seu objetivo principal é estimular investimentos que gerem empregos, reduzam desigualdades e impulsionem o crescimento sustentável da economia brasileira.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS