Conecte-se conosco

Commodities

Produção de petróleo em risco: elevação do mar gera alerta global em portos

Elevação do nível do mar ameaça portos essenciais para o setor de petróleo, destacando a ironia das consequências do uso de combustíveis fósseis.

Publicado

em

Em um alerta preocupante para o setor energético, a Iniciativa Internacional de Clima da Criosfera (ICCI) divulgou um relatório que prevê impactos significativos nos principais portos de petróleo devido à elevação do nível do mar.

Cientistas enfatizaram a contradição inerente ao problema, já que a queima de combustíveis fósseis, responsável por grande parte das mudanças climáticas, pode comprometer infraestruturas vitais para sua própria indústria. A situação é um tanto irônica do ponto de vista dos cientistas.

O estudo divulgado recentemente levanta preocupações sobre a estabilidade futura de instalações cruciais para o comércio internacional de petróleo. Com base em análises detalhadas, os pesquisadores preveem que diversos portos estarão vulneráveis a inundações.

A elevação do mar, estimada em até um metro, ameaça severamente atividades econômicas e logísticas nessas regiões.

Portos de petróleo em risco

Segundo o relatório, treze portos, notáveis pelo intenso tráfego de superpetroleiros, correm risco elevado. Entre os mais vulneráveis estão Ras Tanura e Yanbu, ambos na Arábia Saudita.

Nos Estados Unidos, os portos de Houston e Galveston também figuram como preocupantes. Outros países afetados incluem os Emirados Árabes Unidos, a China, Cingapura e os Países Baixos.

Os cientistas alertam que, sem uma redução significativa nas emissões de gás carbônico, a elevação do nível do mar poderá se precipitar antes de 2070.

Pam Pearson, diretora da ICCI, destacou em entrevista ao jornal The Guardian que os portos precisam se preparar para taxas de elevação potencialmente mais altas, causadas pelo uso continuado de combustíveis fósseis.

Ponderações científicas

James Kirkham, assessor científico-chefe da ICCI, sublinha a necessidade de ação imediata. Ele ressalta que o derretimento das geleiras e a expansão térmica dos oceanos já duplicaram a taxa de elevação do mar nas últimas três décadas.

A inação pode intensificar os impactos, afetando globalmente todos os países costeiros. O relatório enfatiza a necessidade de uma transição urgente para uma alternativa aos combustíveis fósseis, como forma de mitigar os terríveis impactos do aumento do nível do mar.

A manutenção do modelo atual pode acarretar consequências devastadoras não apenas para os portos, mas para nações inteiras, especialmente as que resistem à descarbonização.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade

MAIS ACESSADAS