Economia
Pequenos negócios ampliam investimentos em publicidade digital
Levantamento do Sebrae.
Um estudo do Sebrae revelou que quase metade dos pequenos negócios no Brasil já investiu em anúncios pagos na internet, destacando uma tendência crescente de digitalização entre micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs). De acordo com a 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, 48% dos empreendedores afirmam ter destinado recursos para publicidade digital, sendo que o percentual é maior entre as MPEs (59%) do que entre os MEIs (39%).
O levantamento, realizado entre 25 de novembro e 17 de dezembro de 2024, mostra que aproximadamente 70% dos pequenos negócios utilizam alguma ferramenta digital para vender produtos ou serviços. Setores como indústria alimentícia, serviços pessoais (diaristas, chaveiros e cuidadores, por exemplo), saúde, educação e economia criativa lideram os investimentos em publicidade paga nas redes sociais e outras plataformas digitais.
Instagram supera Facebook entre empresários
O estudo também aponta uma mudança no comportamento dos empreendedores em relação às redes sociais. O Instagram se consolidou como o principal canal para alavancar vendas, sendo citado por 60% dos entrevistados. Com isso, a plataforma ultrapassou o Facebook, que viu sua participação cair de 40% para 34%, ficando em segundo lugar. Já o WhatsApp segue como a ferramenta mais utilizada pelos empresários, com 81% de preferência.
“Percebemos que o legado da pandemia é a digitalização das empresas. O Instagram aumentou sua participação no e-commerce nos últimos três anos, ultrapassando o Facebook, que antes era amplamente utilizado pelos empreendedores”, afirma Kennyston Lago, analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae.
Tendências e oportunidades no ambiente digital
Com o avanço da tecnologia e a maior confiança do consumidor nas compras on-line, o Sebrae aponta que o setor digital deve continuar crescendo nos próximos anos. Além dos anúncios pagos, os pequenos negócios podem fortalecer sua presença no ambiente virtual investindo em estratégias de marketing digital, logística eficiente para entregas e atualização constante sobre as melhores práticas de gestão e vendas.
Para apoiar os empreendedores nessa jornada, o Sebrae oferece capacitações, mentorias e consultorias especializadas, além de cursos voltados para o crescimento no mercado digital.
Principais dados da pesquisa
- 48% dos pequenos negócios já pagaram por publicidade on-line;
- 59% das MPEs investem em anúncios digitais;
- 70% dos pequenos negócios utilizam ferramentas digitais para vender;
- Principais canais utilizados: WhatsApp (81%), Instagram (60%) e Facebook (34%).
(Com Agência Sebrae).

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças14 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política12 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Finanças7 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações