Empresas
Vale aumenta nível de alerta em barragem na mina de Brucutu e removerá moradores por precaução
No entanto, a mineradora ressaltou que a barragem não recebe rejeitos e não faz parte de seu plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019.
A Vale <VALE3.SA> informou que deu início nesta quarta-feira ao chamado protocolo de emergência nível 2 de sua barragem Norte/Laranjeiras, na mina de Brucutu, em Barão de Cocais (MG). Segundo a empresa, a medida tem caráter preventivo e exigirá a remoção de residentes de áreas próximas ao longo dos próximos dias.
No entanto, a mineradora ressaltou em comunicado que a barragem não recebe rejeitos e não faz parte de seu plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019.
“A Vale adota essa medida em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas”, disse a companhia.
A mineradora acrescentou ainda que “a elevação do nível de emergência reflete uma abordagem conservadora” e defendeu não ter observado “alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura”.
A estimativa da Vale é que a remoção de residentes na chamada Zona de Autossalvamento da estrutura envolverá 34 pessoas.

-
Mundo22 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos15 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Bancos2 dias atrás
Banco do Brasil lança jogo de educação financeira no Roblox
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça