Conecte-se conosco

Empresas

Governo de MG acha baixa proposta de R$ 21 bi da Vale por reparações por Brumadinho

Não houve consenso na audiência entre representantes do governo e da mineradora realizada na terça-feira.

Publicado

em

O secretário-geral de Minas Gerais, Mateus Simões, informou nesta quarta-feria que o governo do Estado recebeu uma oferta de acordo global de cerca de 21 bilhões de reais da mineradora Vale por reparações pelo desastre de Brumadinho, mas o montante foi julgado com sendo muito abaixo do esperado.

Na terça-feira foi realizada uma uma audiência entre representantes do governo e da mineradora sobre o assunto, mas não houve consenso entre as partes. Dessa forma, uma nova reunião foi agendada para 9 de dezembro.

“A Vale apresentou contraproposta de pouco mais de 20 bilhões de reais, em torno de 21 bilhões. Mas está abaixo do que entendemos… o valor ainda está longe do que a gente espera”, disse Simões na noite de terça-feira, após a audiência.

Os valores envolvidos nas negociações não foram revelados pela mineradora.

O secretário também pontuou que as conversas não são apenas sobre os valores exigidos pelo desastre, que ocorreu em janeiro de 2019 e resultado na morte de cerca de 270 pessoas.

“Nós obviamente esperávamos avançar mais. O Estado reafirmou que não aceita a proposta da Vale, apresentada há algumas semanas atrás, o valor não é o que achamos apropriado e há algumas condições colocadas pela Vale que também não estão de acordo”, afirmou.

A Vale disse na terça que continuaram mantendo “um diálogo construtivo” com as autoridades de Minas Gerais.

A retomada as negociações focará em assuntos associados “à organização do acordo”, mais do que nos valores, disse o representante do governo estadual.

“Só discutiremos valores depois que esses temas, que são temas de organização do acordo, forem superados. Não estamos dispostos a permitir que Brumadinho se transforme em uma segunda Mariana”, explicou Simões.

Ele afirmou também que o objetivo das autoridades envolvidas é assegurar que o eventual acordo a ser fechado seja efetivo e factível.

A Vale não retornou a um pedido para comentar o assunto.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS