Economia
Black Friday será o melhor momento para utilizar o Pix? Entenda
Uma das maiores promoções do ano se aproxima e os consumidores querem saber: É um bom momento para utilizar o Pix? Especialistas opinam.
A Black Friday acontece nesta sexta, 27, e os lojistas já estão preparados para receber o público. A estimativa é que as vendas subam para 27% em relação ao ano passado e as apostas estão otimistas. Mas, e o Pix? Será que os clientes vão aderir à nova forma de pagamento para o dia de ofertas? Confira o que dizem os especialistas.
A maioria dos profissionais da área afirmam que essa Black Friday ainda não será o ponto forte para o Pix, por se tratar de uma novidade, muitos lojistas e clientes ainda não estão utilizando a nova forma de pagamento. Além disso, o Pix não tem a opção de crédito, uma das maneiras mais utilizadas na Black Friday para pagar os produtos, segundo eles, o novo pagamento instantâneo não fará sucesso no próximo dia 27.
André Ferraz, CEO e cofundador da Inloco, empresa de segurança e performance de aplicativos, contou em entrevista para o InfoMoney que é preciso ter paciência, pois o Pix é novo. “Muita gente ainda está conhecendo o sistema e tem receio de usar. Não devemos ter um volume gigantesco na Black Friday. O Pix abre espaço para novos negócios e as soluções devem surgir em breve para aumentar o ticket médio das transações, como o parcelamento, por exemplo. Mas precisa de tempo de adaptação. Enquanto isso, os consumidores tendem a ser mais conservadores” concluiu.
Os vendedores ainda procuram se adaptar ao Pix. Um estudo feito pela empresa Store com mais de 1000 lojistas mostra que no início do novembro cerca de 77% dos comerciantes ainda não estavam usando a nova forma de pagamento.
Ricardo Ferreira, coordenador do MBA em Gestão Financeira da FGV-RJ, em entrevista para o InfoMoney, diz que a preferência do cliente ainda é pelo cartão. “As lojas não querem perder dinheiro especialmente neste ano de crise. Então, estão se preparando, caso o cliente escolha o Pix. Mas falhas podem acontecer, os clientes podem preferir outro meio, etc. Leva tempo para todas as pontas da transação se ajustarem” relata.
A Black Friday será o momento para o Pix testar possíveis falhas, como a não leitura de um QR Code ou a interrupção em uma transferência. No dia do lançamento, 6,5% das transações tiveram problemas para concluir, e no próximo dia 27 será o momento perfeito para testar o funcionamento do Pix.
Para o Natal, a nova forma de pagamento deverá se estabilizar e garantir novos adeptos. “A Black Friday acontece muito perto do lançamento do Pix, é natural uma cautela em relação ao uso. Mas no Natal a adesão deve aumentar porque as pessoas e os lojistas terão um prazo maior para se acostumar com essa forma de pagamento – além de ser um período de compra maior”, diz Castro, FGV-SP, para o InfoMoney.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia15 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política18 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira