Economia
Confiança do comércio sobe 1,7 ponto em julho ante junho, aponta FGV
Em terceira alta consecutiva do setor, comércio sobe 1,7 ponto de junho para julho, para 86,1 pontos.
O Índice de Confiança do Comércio (Icom), mensurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cresceu 1,7 ponto de junho para julho, na terceira alta consecutiva. Com o aumento, a confiança no comércio brasileiro atingiu o patamar de 86,1 pontos, na escala de zero a 200. Os dados foram colhidos entre os dias 1 e 23 de julho, com informações de 765 empresas.
“A confiança do comércio mantém a trajetória de recuperação em julho, porém em ritmo menos intenso. O resultado do mês foi influenciado por mais uma alta do indicador que mede a percepção com o momento presente e acomodação do indicador de expectativas, que tinha avançado mais no último mês”, afirmou o coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), Rodolpho Tobler.
“Ainda é preciso cautela na interpretação do resultado, considerando que houve recuperação de apenas 65% do que foi perdido no início da pandemia de coronavírus. Para os próximos meses, persiste o cenário de elevada incerteza e de fragilidade no mercado de trabalho, sugerindo dificuldades na recuperação total do setor”, complementa Tobler.
O Índice de Situação Atual (ISA-COM) elevou 6,4 pontos, chegando a 88,4, recuperando 83% da confiança que havia perdido no período de eclosão da pandemia do novo coronavírus. Já o índice de Expectativas (IECOM) reduziu três pontos, para 84,5% pontos, ficando em 22,5 pontos abaixo do patamar de fevereiro, no pré-pandemia.
Ainda que o ISA-COM apresente crescimento pelo terceiro mês consecutivo, ele não ocorreu de modo igual em todos os segmentos pesquisados, como destacou a FGV.
Sendo assim, a avaliação diante da situação dos atuantes na área dos bens essenciais obteve impacto reduzido, mantendo até a perspectiva ascendente, enquanto os demais foram mais afetados desde o início da pandemia, com a recuperação ainda tímida.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
Pingback: Índice de Confiança do Consumidor no Brasil atinge o maior nível desde março - Capitalist