Conecte-se conosco

Economia

Além de antecipar abono e 13º do INSS, governo pode liberar novo saque do FGTS

Medida visa impulsionar retomada econômica, injetando recursos no Brasil, especialmente após término de pagamento do auxílio emergencial.

Publicado

em

Salário Mínimo

O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) deve antecipar dois benefícios neste ano, sendo eles o abono salarial e o 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de São Paulo. 

Além do adiantamento desses programas, o governo federal também pode autorizar o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Igual medida foi adotada em 2020, em razão da crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19. 

Prevista para iniciar entre fevereiro e março, a antecipação dos pagamentos é pertencente ao plano da União de compensação parcial do término do auxílio emergencial. Os depósitos do auxílio de R$ 600 e R$ 300 foram finalizados em dezembro do ano passado. Os saques em espécie do benefício serão encerrados no próximo dia 27 de janeiro.

Beneficiários do salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio reclusão e novas alterações, aposentados e pensionistas receberão o 13º salário antecipado do INSS. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, avalia a medida como possível, por não possuir custo fiscal. Além do que, a antecipação do abono PIS/Pasep impulsionaria a retomada econômica, movimentando recursos no Brasil. 

Em relação ao FGTS emergencial, segundo os criadores da medida, o contexto vigente é fundamental para analisar a chance de liberação ou não do dinheiro. Ainda em declaração feita no final de 2020, a avaliação para verificação de liberação do saque-emergencial deveria ser feita nos primeiros dias de janeiro, podendo ser anunciada neste mês.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS