Finanças
Nubank: tentativas de golpes para roubar dados se multiplicam no Instagram e Facebook
Instituição financeira ressalta que, em caso de dúvidas, os usuários devem entrar em contato através do chat ou por e-mail.
O Nubank está sendo usado como isca de phishing em diversos anúncios no Instagram e Facebook. Através de posts patrocinados nas redes sociais, os golpes prometem descontos em postos de gasolina, prêmios e outras vantagens para clientes da NuConta ou do cartão de crédito. No entanto, ao clicar, o usuário é levado a um site que tenta roubar o CPF e a senha do cliente.
As postagens usam diferentes chamadas para atrair vítimas. No Facebook, por exemplo, um deles menciona a promoção falsa ‘Salva Minha Fatura’, que promete a chance de “deletar compras da sua fatura” e “1 ano de cartão por nossa conta”.
Um outro anúncio veiculado no Instagram diz que clientes Nubank terão desconto de 50% em Uber, shows, cinemas e compras. Algumas páginas também afirmam que os usuários vão ganhar 30% de desconto em combustível nos postos Shell e Ipiranga.
Outra postagem diz que a instituição financeira vai “sortear milhares de prêmios todos os dias”, incluindo iPhone 11, Galaxy S9 e um R$ 1 milhão.
Todos esses posts levam praticamente ao mesmo lugar: um site onde o usuário deve inserir seu nome e senha do cartão. Com esses dados, os criminosos vão tentar fazer compras online e transferir dinheiro da sua conta.
Esse tipo de golpe também pode acontecer através de e-mail e SMS. O Gmail e o aplicativo Mensagens do Android costumam avisar o usuário que se trata de uma tentativa de phising.
“Recebemos relatos de clientes e não-clientes denunciando tentativas de enganar o consumidor usando a nossa marca”, pronunciou o Nubank em seu blog oficial. “Sites falsos e mensagens mentirosas enviadas por WhatsApp, e-mail e redes sociais são os mais comuns.”
Em caso de dúvidas, o Nubank recomenda entrar em contato através do chat do aplicativo ou pelo e-mail meajuda@nubank.com.br.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia9 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política12 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira