Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

IR 2021: bancos e empresas devem enviar informe de rendimentos até dia 26

O informe de rendimentos é emitido para clientes e funcionários de empresas, bancos e corretoras de valores, informando todos os rendimentos do ano.

Publicado

em

Receita Federal - Imposto de Renda IRPF

O prazo para que os bancos, corretoras de valores e empresas enviem os informes de rendimentos referentes ao ano de 2020 chega ao fim no dia 26 de fevereiro, último dia útil do mês. Esses documentos são necessários para preencher a declaração do Imposto de Renda 2021.

O informe de rendimentos é emitido para clientes e funcionários de empresas, informando todos os rendimentos do ano. Ou seja, nele estão contidas informações como valor pago em imposto na fonte, contribuições ao INSS, dados sobre contas, investimentos e benefícios, gastos com plano de saúde coletivo, aportes no plano de previdência da empresa, entre outras.

Com base nesses informes, a Receita Federal realiza o cruzamento de informações para saber os valores pagos em impostos durante o ano exercício de 2020, e consequentemente, verificar se houve sonegação ou não no período.

Vale destacar que o informe de rendimentos não precisa necessariamente ser enviado pelos Correios. As instituições financeiras podem enviar os documentos por e-mail ou, ainda, disponibilizar os informes para consulta pela internet ou aplicativo. Contribuintes que possuem contas e investimentos em diferentes bancos e corretoras devem emitir os informes dos recursos disponíveis em cada uma delas.

Caso o informe não tenha sido enviado, o cliente ou funcionário deve solicitar o documento ao RH da empresa ou ao gerente da instituição financeira onde possui conta. Se mesmo assim o contribuinte não receber o informe de rendimentos, é necessário comunicar à Receita Federal.

Em caso de erros no informe, o contribuinte deve pedir um novo documento corrigido. Se este não for entregue dentro do prazo de entrega da declaração, que chega ao fim em 30 de abril, basta entregar a versão incorreta e, posteriormente, fazer a declaração retificadora para corrigir as informações.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS