Economia
Dados da FGV mostram mercado de trabalho brasileiro em recuperação
Dados do IAEmp apresentam alta pelo terceiro mês consecutivo.
O mercado de trabalho brasileiro tem mostrado continuidade em sua recuperação. O mês de julho foi marcado pela terceira alta mensal consecutiva, segundo o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O índice, que prevê os rumos do mercado de trabalho no Brasil, foi divulgado nesta quinta-feira, 6, e mostrou uma alta de 9,2 pontos em julho, para 65,9 pontos. Esse dado mostra uma recuperação de aproximadamente metade das perdas do trimestre de fevereiro a abril.
Rodolpho Tobler, economista da FGV, afirmou que esse aumento sugere uma constância no movimento de recuperação do mercado. Mas, o estudioso pondera que o indicador ainda se mantém baixo em termos históricos, “sugerindo cautela das empresas para contratar em função da elevada incerteza e da dificuldade em se vislumbrar uma retomada rápida da economia”, acrescenta.
Dessa forma, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), que compreende a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, variou negativamente de 0,2 pontos, para 97,2 pontos. No caso dessa estatística, o funcionamento é semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.
Para Tobler, o ICD se localiza em um patamar mais elevado, mas também apresenta recuperação de parte do que foi perdido, “sugerindo ligeira melhora na taxa de desemprego”, afirma.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil