Economia
Dados da FGV mostram mercado de trabalho brasileiro em recuperação
Dados do IAEmp apresentam alta pelo terceiro mês consecutivo.
O mercado de trabalho brasileiro tem mostrado continuidade em sua recuperação. O mês de julho foi marcado pela terceira alta mensal consecutiva, segundo o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O índice, que prevê os rumos do mercado de trabalho no Brasil, foi divulgado nesta quinta-feira, 6, e mostrou uma alta de 9,2 pontos em julho, para 65,9 pontos. Esse dado mostra uma recuperação de aproximadamente metade das perdas do trimestre de fevereiro a abril.
Rodolpho Tobler, economista da FGV, afirmou que esse aumento sugere uma constância no movimento de recuperação do mercado. Mas, o estudioso pondera que o indicador ainda se mantém baixo em termos históricos, “sugerindo cautela das empresas para contratar em função da elevada incerteza e da dificuldade em se vislumbrar uma retomada rápida da economia”, acrescenta.
Dessa forma, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), que compreende a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, variou negativamente de 0,2 pontos, para 97,2 pontos. No caso dessa estatística, o funcionamento é semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.
Para Tobler, o ICD se localiza em um patamar mais elevado, mas também apresenta recuperação de parte do que foi perdido, “sugerindo ligeira melhora na taxa de desemprego”, afirma.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Finanças5 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Agronegócio9 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?