Conecte-se conosco

Economia

Dados da FGV mostram mercado de trabalho brasileiro em recuperação

Dados do IAEmp apresentam alta pelo terceiro mês consecutivo.

Publicado

em

O mercado de trabalho brasileiro tem mostrado continuidade em sua recuperação. O mês de julho foi marcado pela terceira alta mensal consecutiva, segundo o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O índice, que prevê os rumos do mercado de trabalho no Brasil, foi divulgado nesta quinta-feira, 6, e mostrou uma alta de 9,2 pontos em julho, para 65,9 pontos. Esse dado mostra uma recuperação de aproximadamente metade das perdas do trimestre de fevereiro a abril.

Rodolpho Tobler, economista da FGV, afirmou que esse aumento sugere uma constância no movimento de recuperação do mercado. Mas, o estudioso pondera que o indicador ainda se mantém baixo em termos históricos, “sugerindo cautela das empresas para contratar em função da elevada incerteza e da dificuldade em se vislumbrar uma retomada rápida da economia”, acrescenta.

Dessa forma, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), que compreende a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, variou negativamente de 0,2 pontos, para 97,2 pontos. No caso dessa estatística, o funcionamento é semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.

Para Tobler, o ICD se localiza em um patamar mais elevado, mas também apresenta recuperação de parte do que foi perdido, “sugerindo ligeira melhora na taxa de desemprego”, afirma.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS