Investimentos
Poupança perdeu atratividade e outros investimentos estão mais em evidência
Muitos correntistas viram a desvalorização da aplicação
Com a Selic em 2,75% ao ano, a poupança acabou perdendo a atratividade. Antes disso, a taxa básica de juros estava ainda mais baixa, em 2% ao ano.
Muitos correntistas, até mesmo quem não tinha prática de investir, viram a desvalorização da aplicação e resolveram buscar alternativas melhores.
Eles entenderam que, no patamar atual, a poupança está rendendo apenas 1,925% ao ano. Com a inflação em 6,1% nos últimos 12 meses (IPCA), significa que o dinheiro que você deixa na poupança perde valor a cada dia que passa.
Vejamos algumas opções:
Tesouro Selic
O Tesouro Selic é o investimento mais seguro. O rendimento dele segue a taxa Selic, que é a taxa de juros básica do Brasil, ou seja, neste momento o Tesouro Selic rende 2,75% ao ano, mas esse número pode aumentar caso o Banco Central deseje elevar a taxa.
O resgate do dinheiro investido é feito em um dia útil após a solicitação na corretora de investimentos. A desvantagem do Tesouro Selic é que ele sofre cobrança de imposto de renda sobre o lucro da sua aplicação. Essa taxa começa em 22,5% sobre o lucro e diminui com o passar do tempo, chegando até a 15% sobre o lucro depois de 2 anos do investimento.
Para investir no Tesouro Selic basta abrir uma conta em uma corretora de investimentos habilitada para negociar esses títulos ou mesmo pelo seu banco se ele possuir essa opção. Vale a pena consultar seu gerente para se informar em relação a isso.
CDBs de liquidez diária
Os CDBs de liquidez diária são aplicações disponibilizadas por bancos e têm rendimento variável, dependendo da taxa contratada no momento da compra do investimento. Vale a pena aplicar seu dinheiro em CDBs de liquidez diária que rendem 100% do CDI ou acima disso.
Assim como o Tesouro Selic, esses CDBs também sofrem cobrança de imposto de renda sobre os lucros. A vantagem é que você pode resgatar seu dinheiro com muito mais agilidade nos CDBs, já que alguns bancos conseguem liquidá-lo no mesmo dia em que você pede o resgate.
Alguns bancos digitais disponibilizam esses CDBs diretamente na conta corrente, ou seja, todo o dinheiro que fica parado na sua conta rende automaticamente. Também é possível procurar por eles na sua corretora de investimentos.
Se você não deseja pagar imposto sobre os lucros, assim como é a poupança, uma alternativa são os LCIs e LCAs. A desvantagem desses investimentos é que na maioria dos casos eles não dão a liberdade a você de sacar seu investimento quando quiser. Muitas vezes é preciso esperar até o vencimento deles para receber seu dinheiro.
Só porque você não paga imposto isso não quer dizer que sua rentabilidade vai ser maior que nos investimentos apresentados acima. É preciso fazer os cálculos para descobrir em quais deles você vai ganhar mais.
Hoje, só fica na poupança quem quer. Dê o primeiro passo para ganhar mais com seu dinheiro e estude mais sobre esses investimentos que apresentei.

-
Bancos17 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo1 dia atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo1 dia atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Bancos1 dia atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Moedas2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos com data marcada pode valer até R$ 400
-
Bancos1 dia atrás
Golpe da selfie: como proteger suas finanças de fraudes bancárias
-
Curiosidades2 dias atrás
Nem o Rock in Rio salvou: essa é considerada a pior cerveja da história