Empresas
Startups estão medindo a experiência do colaborador com a empresa utilizando o eNPS
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Empresas estão investindo cada vez mais em métricas para medir a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Esse movimento ganhou força quando organizações que já utilizam ferramentas para Experiência do Cliente observaram a eficácia das ações. Segundo o relatório CX Trends 2021, realizado pela Track, empresa que gerencia níveis de satisfação e lealdade de clientes em tempo real, 70% das empresas investirão em Experiência do Cliente em 2021.
“Esse número deve se refletir também dentro do ambiente profissional. Veremos mais organizações medindo a satisfação dos colaboradores, principalmente após o distanciamento social, em que ficou mais difícil acompanhar a rotina de cada um”, explica Tomás Duarte, CEO da Track, que entrega uma solução para medir a satisfação de clientes utilizando diferente métricas, como NPS, CES, CSAT e outros.
O Employee Net Promoter Score (eNPS), é a principal métrica para saber a opinião do colaborador sobre a empresa. Cerca de 96% dos profissionais de RH já reconhecem que esse método é fundamental para o futuro do setor. O dado é do Panorama da Experiência do Colaborador, realizado pela Pin People, que ouviu mais de 76 mil colaboradores.
Uma das empresas que investem nessa métrica é a HeroSpark, marca que fornece solução para empreendedores digitais.O RH notou um crescimento nos níveis de satisfação dos colaboradores na última pesquisa rodada pela empresa.
Startups
Na média da métrica que mede a qualidade de benefícios, progressão de carreira, gestão de trabalho e comunicação, a empresa teve um aumento de 18 pontos na comparação entre o último quadrimestre de 2020 contra o primeiro de 2021.
A partir dos dados coletados por meio do eNPS a empresa investiu em atividades mais direcionadas, entre elas a disponibilidade de equipamentos de escritórios de acordo com a ergonomia adequada, ajuda de custos para despesas adicionais, além de outras atividades que ajudassem na saúde física e emocional do colaborador.
“Nós rodamos a pesquisa eNPS a cada três meses para, principalmente, medir o engajamento e a satisfação dos nossos colaboradores de modo mais efetivo. Com isso, podemos focar em ações mais práticas e rápidas para cuidar dele e promover um ambiente mais saudável”, afirma Caroline Brischi, Head de Recursos Humanos da empresa. Além disso, a marca também possui outra pesquisa focada nos pilares de trabalho remoto que avalia a comunicação da empresa, comunicação com o líder e saúde mental. Na última pesquisa realizada, em fevereiro, a empresa obteve resultados superiores a 4,3 (a pesquisa mede de 0 a 5).
Já a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, mede a satisfação do time de colaboradores por meio de pesquisas que abordam vários aspectos da organização, como cultura, benefícios, gestão e processos.
Desde antes da pandemia eles já aplicavam essas avaliações, mas depois intensificaram já que as ações de RH aumentaram para manter o time unido e engajado.
“Nós dobramos o número de colaboradores em 2020, para integrá-los foi importante avaliar o que estavam achando da empresa. Além disso, conquistamos a certificação da consultoria Great Place To Work como uma das melhores empresas para se trabalhar, o que mostra que estamos no caminho certo”, explica Carlos Terceiro, CEO da startup.
Entre as ações implementadas pelo time de gestão de pessoas da Mobills estão ajuda de custo para o home office, flexibilização nos benefícios de alimentação e refeição, apoio com saúde mental, Gympass e aprimoramento do programa de remuneração e carreiras.
Para Tomás Duarte, um dos principais especialistas em Experiência do Cliente e CEO da Track, o eNPS pode fazer com que a marca se torne um pouco mais humana, transparente, feliz e assertiva com o colaborador.
“As marcas devem olhar para as métricas como uma forma de também conhecer melhor o que faz as pessoas felizes e as dores dos colaboradores, assim, conseguem desenvolver ações mais direcionadas a eles. A longo prazo, isso pode gerar outros benefícios como o aumento de produtividade, retenção de talentos, equipe mais disposta para o dia a dia do trabalho e para tomada de decisões, fluidez na comunicação e relacionamento interno, com clientes ou com líderes, entre outros”, explica.
Na Singu, marketplace de beleza e bem-estar, que aplica a eNPS com as prestadoras de serviços cadastradas no aplicativo, basicamente o seu público interno, todas as ações tomadas são baseadas na análise dos resultados da pesquisa e com foco em aumentar a satisfação das profissionais.
“Recentemente passamos por uma mudança de preço no produto oferecido pelo APP, exatamente após analisar dados obtidos pela pesquisa e entender que as profissionais enxergam mais valor no serviço que prestam”, explica Gabriel Costa, CMO da startup. Além disso, a marca implementou um sistema de recompensas, utilizando a gamificação, de forma que elas ganhem ainda mais pelo trabalho que entregam e percebam mais o valor dele.
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