Finanças
Score de Crédito: Mudanças na metodologia faz histórico “perder peso”
Mudanças foram anunciadas no último dia 26
O Serasa anunciou no último dia 26 mudanças na metodologia de cálculo do “score” de crédito, nota que a instituição atribui ao risco de crédito de uma pessoa.
A nota tem variação de zero a mil pontos – quanto mais baixa, maiores as chances de inadimplência. Batizado Serasa Score 2.0, ele passa a dar mais peso ao comportamento recente do consumidor como pagador, no lugar do seu histórico de dívidas.
“No último ano o mercado financeiro mudou muito”, disse o diretor de Produtos do Serasa, Lucas Lopes, em videoconferência. Nesse cenário, a instituição decidiu adaptar sua métrica.
O score de crédito é utilizado pelas instituições financeiras na hora de decidir se concedem ou não um empréstimo a alguém, e também ao definir as taxas de juros que serão cobradas.
Score de Crédito
O chamado “Cadastro Positivo” ganhou importância no cálculo, que passou a incluir dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), tornando as informações mais precisas. O Cadastro Positivo é um banco de dados com o histórico de operações financeiras e dívidas de um indivíduo. Os dados são repassados pelas instituições financeiras aos birôs de crédito.
Na nova metodologia, o peso no cálculo do item “pagamento de crédito” passou de 13,9% para 43,6%. Já “tempo de uso de crédito” subiu de 8,4% para 10,1% e “crédito contratado”, de 3,6% para 7,9%. Na outra mão, o “histórico de dívidas” teve o peso reduzido de 30,2% para 13,7%; e “pagamento de dívidas”, de 26,5% para 5,5%.
Faixas de pontuação
Ocorreram mudanças também nas faixas de pontuação. É considerado “muito bom” o score de 701 a 1000 pontos – antes a faixa ia de 800 a 1000. O score “bom” vai de 501 a 700, ante 600 a 800 anteriormente. O “regular” vai de 301 a 500, contra 400 a 600 no modelo antigo, e o “baixo” vai de 0 a 300 – ia de 0 a 400 na versão anterior.
As mudanças passam a valer nesta quarta, e as novas pontuações estarão disponíveis para 100% das empresas que consultam o Serasa para concessão de crédito. Para os consumidores, as novidades também já começam a aparecer no aplicativo da instituição para dispositivos móveis, e nas próximas semanas serão expandidas para outros canais, como o site.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Tecnologia8 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia14 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?