Finanças
Como funcionam os empréstimos para negativados na prática?
Instituições estabelecem de antemão mecanismos que assegurem menos riscos de inadimplência durante as liberações dos recursos.
A regra básica para tomar dinheiro junto ao banco é simples: ter o nome limpo e uma fonte de renda estável. Este princípio, assim como tantos outros do mercado financeiro, já entrou em desuso há algum tempo. Isso porque o avanço tecnológico, associado à ideias inovadoras, possibilita o surgimento de linhas de crédito mesmo para negativados.
Quando um banco, seja ele digital ou mais tradicional, assim como financeiras, oferece uma linha de crédito para pessoas com o nome sujo ou score baixo, por exemplo, ele estabelece de antemão mecanismos que assegurem menos riscos de inadimplência, além de meios que preservem o patrimônio das instituições.
É dessa fórmula que nascem os empréstimos para negativados mais conhecidos. Basicamente, eles utilizam da garantia de algum bem ou forma de renda do requerente como meio de ter o valor emprestado retornado em caso de inadimplência. Veja a seguir alguns exemplos mais comuns dos dias de hoje.
Instituições estabelecem de antemão mecanismos que assegurem menos riscos de inadimplência durante as liberações dos recursos.
Tipos de empréstimo para negativados
Confira a seguir algumas opções crédito para quem está com restrições no CPF:
Empréstimos consignados: por esta modalidade, as prestações do crédito oferecido são descontadas direto da folha de pagamento, do salário ou benefício do devedor. Neste caso, o banco tem a garantia de que a dívida será paga integralmente, mês a mês. Por este motivo, o serviço é disponibilizado para servidores públicos ou aposentados e pensionistas do INSS. Funcionários de empresas privadas conveniadas a bancos também podem usufruir do serviço.
Empréstimos com garantia de bens: outra forma de conseguir dinheiro estando negativado é utilizando algum imóvel, terreno ou veículo como garantia da transação. A modalidade possibilita uma redução nas taxas de juros. Ademais, o proprietário não precisa vender ou sair da propriedade após firmar o acordo.
Empréstimo com Penhor: aqui, a garantia da transação surge através da disposição de um objeto de alto valor, como joias, relógios, ouro, prata, entre outros. Neste caso, a instituição financeira não corre risco de perder o dinheiro emprestado, visto que em caso de atraso no pagamento das parcelas, o objeto vai a leilão. A Caixa Econômica Federal é a instituição mais conhecida a oferecer este modelo de crédito.
Leia ainda: Exchange brasileira anuncia empréstimo trocando criptomoedas por reais

-
Tecnologia1 dia atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Saúde1 dia atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
No Japão, empresas estão lucrando com pedidos de demissão
-
Mundo1 dia atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Finanças2 dias atrás
Herdeiros podem sacar o PIS/Pasep de entes falecidos; veja como
-
MEI2 dias atrás
Todo MEI precisa seguir ESTA regra para evitar prejuízos
-
Agronegócio2 dias atrás
Jardins secos: conheça essa forma prática de ter plantas em casa
-
Tecnologia1 dia atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como