Conecte-se conosco

Economia

Vale instala bateria em porto no RJ e prevê redução de 20% no custo com energia no local

Sistema Battery Energy Storage Systems vai substituir o fornecimento da rede elétrica da concessionária nos horários de pico de demanda.

Publicado

em

A Vale anunciou nesta segunda-feira (24) que está instalando um sistema de armazenamento de energia em bateria no terminal de minério de ferro da Ilha Guaíba (TIG), no Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é reduzir em aproximadamente 20% do custo do porto com energia.

A mineradora comunicou que o sistema Battery Energy Storage Systems (BESS, na sigla em inglês) é capaz de armazenar 10 megawatts-hora, e que ele vai substituir o fornecimento da rede elétrica da concessionária nos horários de pico de demanda, período em que a tarifa é mais alta.

“O equipamento será carregado sempre que a demanda por energia do TIG estiver baixa, para, assim, poder substituir a rede da concessionária nos momentos em que essa demanda for mais alta”, informou a Vale.

Para desenvolver o projeto, que possui baterias fabricadas pela Tesla, uma parceira foi feita com a Siemens e a MicroPower Comerc (MPC). A Vale também destacou que o sistema é um “passo importante” em sua estratégia de descarbonização.

“À medida que a Vale continua a descarbonizar suas operações, o uso de baterias se tornará uma parte cada vez mais importante na eletrificação da nossa frota de equipamentos”, disse Ricardo Mendes, diretor de Energia da companhia.

Em anúncio recente, a companhia informou que está desenvolvendo ma locomotiva 100% elétrica, e que os testes com ele devem ocorrer ainda neste semestre, em Vitória (ES). A iniciativa faz parte do programa para ampliação de fontes limpas em sua matriz energética.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS