Economia
BC finaliza aperfeiçoamento nas operações de crédito baseadas em recebíveis de cartão
Movimento tornapossível aumentar o universo de agentes que podem adquirir ou aceitar ativos em garantia em operações de crédito.
O Banco Central anunciou que aprovou convenção das registradoras de recebíveis de cartões, decisão que ainda faltava para encerrar sua programação de aperfeiçoamento das operações de crédito baseadas em recebíveis. Divulgado nesta quarta-feira, o regime começa a valer no dia de 3 de novembro.
As integrantes da convenção são as registradoras Cerc Central de Recebíveis, Tag Tecnologia para o Sistema Financeiro S.A. e Câmara Interbancária de Pagamentos (Cip).
De acordo com o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Ângelo Duarte, a reforma vem ocorrendo alguma tempo.
“Essa era a última peça que estava faltando para a mudança que o Banco Central vem implementando há algum tempo de reforma, de aperfeiçoamento nas operações de crédito baseadas em recebíveis de cartão, incluindo operações de desconto ou operações garantidas por recebíveis”, disse.
Duarte também afirmou que a medida trará mais segurança e transparência nesse tipo de operação e também maior competição, com oferta de taxas menores, já que um maior número de potenciais financiadores deve oferecer crédito.
Em nota, o BC explicou que com o registro desses recebíveis e a possibilidade de constituição de ônus e gravames nos sistemas das próprias registradoras, será possível aumentar o universo de agentes que podem adquirir ou aceitar esses ativos em garantia em operações de crédito, tanto de lojistas como de credenciadores e subcredenciadores.
O BC também apontou que , isso trará mais liquidez para o mercado desses ativos.
Segundo João Andre Pereira, chefe do Departamento de Regulação do BC, atualmente quase 1,8 trilhão de reais circula por ano nos arranjos de crédito e débito. Levando em conta o tamanho da movimentação, é possível esperar um potencial “muito grande” para o desenvolvimento do uso de recebíveis como garantia.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas