Conecte-se conosco

Agronegócio

Perda na safra faz preço do café disparar

Alterações climáticas prejudicaram produção e influenciaram na produtividade

Publicado

em

As alterações climáticas registradas nos meses de julho e agosto continuam refletindo no mercado do agronegócio. Prova disso é que o preço do café disparou! Com a menor oferta no mercado interno e com as perdas na produção, as exportações aumentaram e influenciaram nos valores praticados. É que o afirma a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Atualmente, cerca de 70% da produção nacional do produto é destinada a outros países. No período de janeiro a julho deste ano, o país exportou mais de 25 milhões de sacas do grão, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com a falta no mercado interno, o preço do produto tende a aumentar. No Paraná, o pó de café já está sendo comercializado 11,5 % mais caro nos supermercados, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).  Mas no campo, o preço elevado é bom para o produtor. No ano passado, a saca do tipo mais comum no Estado estava sendo vendida a R$ 480. Agora, chega a R$ 1.000. Os cafés especiais também têm registrado lucros.

Inflação

Os aumentos de custo não são exclusivos dos pacotes de café, mas também de outros alimentos como carnes, feijão e  arroz. Em julho, o IPCA apontou um uma inflação de 0,96% o maior resultado para o mês desde 2002, quando a alta foi de 1,19%. Com o resultado, a alta acumulada foi de 4,76%, no ano, e 8,99%, nos últimos 12 meses.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS