Conecte-se conosco

Empresas

Cade aprova com restrições a fusão entre Localiza e Unidas

Deve haver desinnvestimentos

Publicado

em

A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou com restrições a fusão entre Localiza e Unidas.

Isso porque o órgão emitiu parecer na noite de segunda-feira (6) recomendando a venda de ativos para, assim, evitar concentração de mercado.

Vale lembrar que a compra da Unidas pela Localiza foi anunciada em setembro de 2020. Já as concorrentes Movida, Fleetzil, Ouro Verde e ALD se posicionam contrárias à operação desde o anúncio, inclusive protocolando reclamações no Cade.

Elas alegam que a fusão vai gerar uma companhia gigante do setor de aluguel de veículos e isso tende a prejudicar a livre concorrência por conta de um monopólio que passará a existir.

RENT3

Localiza e Unidas

Para o Cade, a fusão da maneira como foi apresentada geraria, realmente, concentração excessiva, principalmente porque a Localiza é líder de mercado e compraria a segunda maior empresa do setor.

Cabe ressaltar que o órgão checou a probabilidade de exercício de poder mercado de uma eventual Localiza turbinada em 127 de 130 mercados municipais analisados e em 47 aeroportos “em que foram identificadas sobreposições horizontais (entre agências de Localiza e Unidas)”.

E disse: “verificou-se que as requerentes (Localiza e Unidas) passarão a deter controle da oferta de cinco marcas fortes de RAC (Localiza, Unidas e as marcas internacionais da Vanguard, quais sejam, Enterprise, National e Alamo) em OTAs (agências de viagens) pós-operação (…). A oferta de todas essas marcas por um player tão relevante no mercado de RAC tem o potencial de gerar uma falsa ilusão para os clientes de que eles estariam comparando preços de concorrentes, quando, na verdade, trata-se de marcas gerenciadas por um mesmo agente.”

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS