Conecte-se conosco

Economia

Confira a média de preço para renovar sua CNH vencida

Publicado

em

CNH

Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida após 30 dias é considerado uma infração gravíssima, e além de pontos na carteira gera uma multa salgada. Para evitar sofrer as consequências desse atraso, é necessário estar atento aos prazos para renovação do documento.

Leia mais: Uber e 99 sobem os preços das corridas e se justificam com alta do combustível

Para condutores de até 65 anos, a habilitação precisa ser renovada a cada cinco anos, junto ao Detran do seu estado. Quem ultrapassa essa idade tem que fazer o procedimento a cada três anos.

Quando renovar a CNH?

A renovação pode ser solicitada a partir de 30 dias para o vencimento do documento, e o condutor pode dirigir com a CNH vencida por até 30 dias após o vencimento.

Quanto custa?

Os valores variam de acordo com o estado, mas giram em torno de R$ 80 a R$ 150. Além disso, o Detran cobra uma taxa para enviar o documento pelos Correios. O preço pode ser consultado no órgão de cada estado.

Onde renovar a CNH?

O Detran de cada estado é responsável pela renovação. Em alguns casos, o processo pode ser feito no Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) ou em locais que prestam serviços públicos de documentação, como o Poupatempo (São Paulo). Outra possibilidade é atualizar o documento pela internet.

O que levar no dia?

O motorista precisa apresentar sua CNH atual e o protocolo de agendamento no dia marcado. Caso precise alterar algum dado, como nome de casado ou endereço, será necessário apresentar RG, CPF, certidão de casamento ou comprovante de endereço atualizado.

Também é imprescindivel estar com o exame médico e o comprovante de pagamento da taxa em mãos. A consulta da documentação exigida pode ser feita no site de cada Detran.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS