Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Percentual de investidores que vai diminuir renda variável aumenta 51%

Diversificação

Publicado

em

Exame Invest

O percentual de investidores que pretende diminuir a alocação em renda variável aumentou 51%, segundo levantamento da XP Investimentos com 448 assessores de escritórios filiados.

Trata-se de uma pesquisa que a gestora faz periodicamente e em setembro esse volume subiu 13p.p. superando pela primeira vez desde o início da pesquisa o número de clientes que pretendem aumentar sua exposição (10%, -6p.p. M/M), bem como os clientes que pretendem manter seus investimentos nessa classe de ativos (39%, -7p.p. M/M).

Conforme o levantamento, os investimentos que os assessores e seus clientes se mostraram mais interessados foram:

  • Tesouro Direto e Renda Fixa (69%);
  • Investimentos Internacionais;
  • Fundos de Renda Fixa (48%);
  • Fundos Imobiliários (30%);
  • Fundos Multimercado (20%);
  • Fundos de Renda Variável (13%);
  • Ouro (7%).

Renda variável

Ainda de acordo com a pesquisa, em relação aos riscos o destaque continuou sendo o político e fiscal no Brasil, chegando a 76%. A desaceleração econômica global foi vista como o segundo maior risco em 9%, seguido da alta da inflação em 7%.

Em setembro, os assessores e seus clientes ficaram mais cautelosos em relação à Bolsa. Em setembro, a maioria dos assessores, 45% deles, acreditam que o Ibovespa ficará entre os 120.000 e 130.000 pontos ao final de 2021, uma piora em relação ao mês anterior, quando 49% dos assessores acreditavam que o Ibovespa ficaria entre os 130.000 e 140.000 pontos ao final de 2021.

A média de palpites calculada foi de 126.319 pontos, uma diminuição de -4,9% em relação ao mês anterior (132.831 pontos na pesquisa passada).

Percentual de investidores que vai diminuir alocação em renda variável aumenta 51%

Média histórica

Conforme a XP, a alocação em renda variável acima da média histórica caiu para 18% dos clientes de varejo, o que representa uma queda de -6p.p. em relação ao mês passado, quando era 24%, e constitui como o menor valor da nossa série histórica.

Percentual de investidores que vai diminuir alocação em renda variável aumenta 51%

Adicionalmente, segundo os assessores, a alocação de seus clientes está em linha com a média histórica em 42% dos casos, -6p.p. em relação a agosto, enquanto o percentual de alocação abaixo da média histórica teve aumento de +8p.p. M/M, indo para 28%.

Percentual de investidores que vai diminuir alocação em renda variável aumenta 51%

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS